2015-3-18

SOFT

Windows 10 terá autenticação biométrica

A funcionalidade chama-se Hello e estará incluída nos dispositivos Windows 10 que começam a ser comercializados no próximo outono, aquando do lançamento do novo sistema operativo. A tecnologia recorre a reconhecimento de impressão digital e da íris no lugar de passwords.

Windows 10 terá autenticação biométrica

Da ficção científica para a realidade. Assim promete ser a autenticação biométrica que a Microsoft está a desenvolver para o Windows 10, com reconhecimento de rosto, íris ou impressão digital. A nova funcionalidade foi apresentada numa conferência na China e parece que a empresa de Redmond tem grandes planos.

A plataforma é baseada numa nova API, com o nome de código “Passport”, que permitirá aos gestores de TI das empresas, aos developers e aos administradores de websites definirem alternativas mais seguras às passwords. A APIs Passport funcionarão com o Diretório Azure Active.
Durante o processo de autenticação, as passwords não “viajam” via Wi-Fi ou são guardadas em servidores remotos, o que permite eliminar, logo à partida, as duas principais vulnerabilidades associados à segurança das passwords. Ao que tudo indica a assinatura biométrica é guardada localmente no dispositivo e nunca transmitida à rede.

Segundo o que a Microsoft avançou (não muito), o Hello utilizará informação biométrica mais o próprio dispositivo como chaves para desbloquear o equipamento, aplicações, dados e até serviços online. Isto deverá significar um processo de inscrição inicial obrigatório, que permitirá que o dispositivo funcione como um elemento do processo de autenticação.

A Microsoft garante que o Windows Hello oferecerá segurança de nível empresarial que pode ser usada por agências governamentais e corporações que lidem com informação crítica, como no setor da saúde, por exemplo.

A tecnologia recorrerá a uma combinação de hardware e software que a Microsoft classifica de “especial” para verificar a identidade do utilizador e despistar se não se trata de alguém a tentar fazer-se passar por determinada pessoa. Para tal incluirá tecnologia de infravermelhos para reconhecimento do rosto e da íris.

A nova funcionalidade será expedida com os novos dispositivos Windows 10 comercializados no final do próximo outono. A empresa refere que os sistemas OEM que incorporem câmeras 3D Intel RealSense também suportarão o reconhecimento biométrico do Hello, incluindo sign-in automático no Windows e a possibilidade de desbloquear a Passport sem PIN. Dispositivos que já disponham de sensor de impressão digital conseguirão também desbloquerar o dispositivo com esta nova funcionalidade.

Veja o vídeo onde a Microsoft dá a conhecer melhor o Hello

IT CHANNEL Nº 114 FEVEREIRO 2025

IT CHANNEL Nº 114 FEVEREIRO 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.