2020-10-13
O tratamento da informação tem vindo a atingir um estado de agitação verdadeiramente disruptivo. As fontes são as mais diversas e passam desde pesquisas de mercado até mesmo produtos conetados (IoT) e bases de dados diversas
Nos dias de hoje, é muito comum encontrarmos bases de dados empresariais capazes de recolher uma gigantesca quantidade de informação, criando o que o mercado chama de data lakes e estes, em algum momento, acabam por ter a necessidade de armazenamento na cloud. É possível organizar este grande volume de informação de forma a descobrir indicadores importantes como séries, sequências, progressões e padrões que ajudam as empresas a tomar decisões e, consequentemente, a criar dados suscetíveis de serem novamente analisados. Ou seja, no mundo de hoje, pelo grande volume de informação que é gerado todos os dias, haverá sempre a oportunidade de obter conhecimento e isto é uma realidade em praticamente todos os verticais do mercado. Cabe a quem gere a informação, a responsabilidade de decidir entre as inúmeras hipóteses de estudo e encontrar aquelas cujas análises irão trazer maior retorno para o negócio, seja a nível financeiro, seja a nível de bem-estar dos acionistas e colaboradores. O uso da tecnologia irá permitir às empresas um crescimento exponencial cada vez mais elevado. Muitas tomadas de decisão passarão a estar automatizadas através de um simples clique e o desafio será salvaguardar a correta produção destes dados, sempre de forma ética e dentro dos padrões regulados pelo mercado. Transformar os dados e torná-los transparentes, simples, harmonizados e padronizados será um desafio constante, pois desta forma os dados são passíveis de serem trabalhados por qualquer aplicação. No mercado atual já existe um número considerável de aplicações ERP (Enterprise Resource Planning) ou CRM (Customer Relationship Management) e ainda aplicações de colaboração, mas quantas delas estarão previamente concebidas com a escala, a visão e o desempenho para as melhores tomadas de decisão? Os negócios atuais dedicam-se a necessidades locais, mas quantas vezes essas necessidades não se replicam pelo país ou, quem sabe, pelo mundo? As soluções que tenham como objetivo a expansão dos negócios para além de todas as vantagens tecnológicas, respirarão mais do que nunca o potencial da cloud, que passará a ser uma ferramenta essencial de praticamente qualquer negócio. Deste modo, é fundamental que todos tenhamos a consciência desta realidade e da escala que poderá dar aos nossos negócios, permitindo-nos a capacidade de entregar os nossos serviços e produtos em qualquer lugar. Há alguns anos que se iniciou, na Microsoft, um passo muito importante no sentido de ajudar a dinamização de qualquer negócio. Integraram-se soluções ERP e CRM ao seu portfólio, onde surgiu o Dynamics que, nos dias de hoje, com o advento da cloud, evoluiu para o Dynamics 365. Aqui, podemos fazer a gestão dos processos de negócio procurando aumentar a produtividade, cuidando das relações com clientes e de todos os restantes stakeholders de forma a obter todos os insights dessas relações para evolução do negócio em si. Cuidar dos nossos clientes merece, de facto, a adoção das melhores ferramentas do mercado e para isto, na visão da jp.di, a Microsoft apresenta-se como a melhor opção, demonstrando-se capaz de agregar todos os processos de negócio com o ERP Dynamics 365. Consegue, também, gerir relações com os seus clientes, incluindo a automatização de tarefas, a criação de aplicações e a partilha de dados de forma simples e segura através do Power Apps. Tudo isto, claro, num ambiente de extrema agilidade e colaboração com o Microsoft Teams. Fale connosco e saiba como apostar em soluções Microsoft que podem fazer a diferença. A jp.di tem uma estrutura dedicada a ajudar os seus Parceiros de negócio a procurar novas oportunidades neste mercado desafiante e repleto de oportunidades. Saiba mais em jpdi.pt
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela jp.di |