2015-10-14
O mais recente preview do update do Windows 10 inclui um vislumbre de uma nova funcionalidade que facilitará a ativação do Windows Upgrade a partir das “chaves de produto” do Windows 7 ou 8.1
Threshold 2 , a primeira grande atualização do Windows 10 desde que foi lançado, está previsto para o próximo mês de novembro e os membros do programa Windows Insider já o podem testar.
O Threshold 2 preview (build 10565) contém entre outras melhorias, uma nova forma de fazer a ativação do upgrade para o Windows 10.
No seu novo sistema operativo, a Microsoft alterou consideravelmente as anteriores regras de ativação eliminando a “chave do produto” na maioria dos upgrades, que facilita o processo de instalação uma vez que os servidores do fabricante reconhecem o software e o hardware onde já se fez uma ativação de um produto anterior.
Se o processo ficou facilitado por um lado, o facto é que começar a usar o Windows 10 a partir de uma instalação “limpa” ficou mais difícil.
A versão inicial do Windows 10 requeria que uma instalação sobre um windows 7 ou 8.1 previamente ativado estivesse a correr no PC. A partir desta premissa os servidores da microsoft usam a identificação do próprio hardware para permitir a conclusão da instalação do Windows 10.
Para os que já fizeram esta migração ao abrigo do programa gratuito da Microsoft, depois do processo de elegibilidade da licença e do hardware, o processo resultou numa grande simplicidade para maioria do utilizadores que não se importam de levar para um novo sistema operativo algum "lixo" acumulado da utilização anterior do Windows 7 ou 8.1
Mas como o upgrade gratuito para o Windows 10 não tem chave de ativação, a única opção para quem pretende fazer uma instalação limpa é voltar a instalar o Windows 7 ou 8.1 e colocar a chave do produto dessa versão, ou comprar uma licença do Windows 10.
Agora o Threshold 2 vai dar uma terceira opção de acordo com anunciado pela Microsoft;
(…) If you install this build of the Windows 10 Insider Preview on a PC and it doesn't automatically activate, you can enter the product key from Windows 7, Windows 8 or Windows 8.1 used to activate the prior Windows version on the same device to activate Windows 10 by going to Settings (…) If you do a clean install of Windows 10 by booting off the media, you can also enter the product key from prior Windows versions on qualifying devices during setup.
Portanto , teoricamente, qualquer utilizador que disponha de um chave de produto de uma versão Windows 7 ou 8.1 que anteriormente tenha sido ativado naquele hardware poderá, a partir do lançamento do Threshold 2, fazer o upgrade a partir de um disco "limpo". E teoricamente porque o ficheiro ISO só estará disponível para o publico em geral no próximo mês, só nessa altura será possível verificar.