2016-2-23

SOFT

Prestação de serviços é a maior oportunidade da IoT

A Gartner adianta que os serviços profissionais em torno da IoT doméstica representam a sua maior oportunidade de negócio, devendo ultrapassar os 215 mil milhões de dólares este ano e os 400 mil milhões em 2020.

Prestação de serviços é a maior oportunidade da IoT

A Gartner estima que, ainda este ano, os gastos com a IoT alcancem cerca de 235 mil milhões de dólares, um aumento de 23 por cento em relação a 2015.

A IoT afirma-se como uma grande oportunidade para os serviços profissionais, com previsões de gastos que ultrapassam os 215 mil milhões de dólares, ao longo deste ano, aumentando 21 por cento face ao ano passado.

As áreas de saúde e fitness, seguidas pelo infotainment automotivo e segurança, serão as que mais irão tirar proveito da IoT em 2016.

A Gartner estima que, durante este ano, 3.5 milhões de equipamentos conectados de utilizadores estarão em utilização, o que representará 87 por cento do total consumo da IoT, no ritmo certo para alcançar as 10,6 milhões de unidades em 2020.

Para 2017, a analista prevê que os dispositivos que monitorizam a frequência cardíaca irão sofrer alterações de modo a oferecerem alternativas às atuais bandas que se colocam no peito de modo a monitorizar quaisquer arritmias que possam existir.

A longo prazo, 2018, a Gartner indica que nos mercados maduros, 40 dispositivos e objetivos por cada casa, irão comunicar entre si. Porém, a aceitação desta realidade por parte dos utilizadores não será imediata, prevê a analista.

Aplicações de redes sociais são as mais utilizadas

Para descobrir os hábitos dos utilizadores de smartphone, a Gartner realizou um estudo no terceiro trimestre de 2015, que contou com a participação de 3.024 consumidores do Reino Unido, EUA e China

O estudo revelou que as redes sociais detêm 85 por cento das aplicações procuradas pelos utilizadores, seguidas pelas apps de mapas, com 74 por cento, e de visualização de vídeos, com 73 por cento. Os pedidos de encomendas e comparação de preços são as duas atividades mais efetuadas nas aplicações móveis, 64 e 58 por cento, respetivamente.

No que toca à realização de pagamentos de compras, a Amazon é a predileta dos utilizadores dos EUA (32 por cento), no Reino Unido os utilizadores confiam os seus dados pessoais para pagamentos no Paypal (42 por cento), enquanto os utilizadores chineses confiam no Alibaba (36 por cento).

Assistentes virtuais ganham cada vez mais terreno

As assistentes pessoais à distância de um clique, como a Siri, Google Now e Cortana registaram uma adoção significativa entre os utilizadores, que recorrem cada vez mais à assistência virtual como meio de pesquisar e cruzar informação.
Entre as informações mais consultadas está a meteorologia (70 por cento), lembretes de eventos (46 por cento) e a verificação do trânsito, assim como as vias alternativas (43 por cento).

Apesar de os utilizadores estarem interessados em fazerem o download das aplicações, apenas utilizam habitualmente cerca de 10 aplicações ou menos, levando a um congestionamento do mercado de aplicações, cujos criadores estão a ser  obrigados a redefinir o seu portfólio, assim como as apps que têm maior potencial.

ARTIGOS RELACIONADOS

Soluções de analytics são estratégicas e estão a crescer, alerta a Gartner
BIZ

Soluções de analytics são estratégicas e estão a crescer, alerta a Gartner

LER MAIS

Lexmark reconhecida pela Gartner no segmento de Líderes do Quadrante Mágico
BIZ

Lexmark reconhecida pela Gartner no segmento de Líderes do Quadrante Mágico

LER MAIS

Mercado global de TI deverá crescer 1,8 por cento este ano, segundo a Gartner
BIZ

Mercado global de TI deverá crescer 1,8 por cento este ano, segundo a Gartner

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

Salesforce anuncia disponibilização de solução de IA
SOFT

Salesforce anuncia disponibilização de solução de IA

LER MAIS

Salesforce lança recursos de marketing para fornecer experiências com base em IA
SOFT

Salesforce lança recursos de marketing para fornecer experiências com base em IA

LER MAIS

Agentes autónomos impulsionam transformação empresarial
SOFT

Agentes autónomos impulsionam transformação empresarial

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.