Ao longo do exercício de 2014, a Oracle Portugal esteve focada em consolidar os seus “Negócios Transformacionais”, e em projetos que reúnem as várias ofertas tecnológicas da Oracle, tendo com objetivo ajudar os clientes a simplificar as TI, a aumentar os níveis de eficiência, a reduzirem os custos e a libertarem recursos que lhes permitam potenciar a inovação. Em paralelo, a Oracle impulsionou a adoção dos Engineered Systems, o garante da implementação das soluções tecnológicas mais sofisticadas do mercado, e aprofundou o conhecimento e o relacionamento com as grandes contas, principalmente com grandes empresas do sector público, por exemplo no setor da educação, projetos na área da Segurança Social com o Instituto de Informática, ou da área fiscal com a Autoridade Administrativa e Tributária, bem como nas utilities, aeronáutica, retalho e indústria financeira.
Os principais projetos conquistados e realizados no ano fiscal de 2014 tiveram grande impacto em empresas quer do setor público, bem como em projectos de consolidação e simplificação do IT de empresas privadas do mercado corporativo, onde a Oracle Portugal definiu o seu principal objectivo estratégico para os próximos anos.
Uma estratégia cloud 360º
A Oracle colocou o foco no desenvolvimento da oferta de cloud mais completa do mercado. A oferta da Oracle inclui uma cloud pública (Oracle Public Cloud), uma infraestrutura para clouds privadas e uma infraestrutura para sistemas híbridos. A Oracle oferece SaaS, PaaS e IaaS, bem como soluções que permitem às empresas desenvolver as suas próprias infraestruturas de cloud.
Durante o ano fiscal de 2014, a Oracle converteu-se na segunda maior empresa do mundo a nível da comercialização da tecnologia como um serviço, tendo alcançado globalmente uma faturação de 1.1 mil milhões de dólares nas modalidades SaaS e PaaS, e 456 milhões de dólares na modalidade IaaS.
Inovação Tecnológica e Aquisições
A oferta da Oracle, que inclui soluções baseadas em standards para cada uma das camadas tecnológicas e que disponibilizam os mais elevados níveis de desempenho do mercado, tem vindo a aumentar, abarcando sistemas de armazenamento, servidores, bases de dados, soluções de middleware e aplicações. Enquanto os Engineered Systems, como o Exadata, o Exalogic, ou o Exalitycs, contribuem para simplificar a gestão e a manutenção das TI e ajudam a reduzir os custos, as aplicações verticais (Banca e Setor Financeiro, Distribuição, Logística, Setor Público, ou Telecomunicações), permitem à Oracle estar presente em todos os setores de atividade.
Já na vertente tecnológica destacam-se os lançamentos da base de dados 12c, a primeira a ser desenvolvida para a cloud; do Java 8, a mais importante atualização deste modelo de programação; do Solaris 11.2, a plataforma cloud que combina virtualização eficiente, aplicações estimuladas pela tecnologia de software de redes (SDN) e uma distribuição OpenStack completa; além do MySQL Fabric, que facilita a gestão dos grupos de bases de dados SQL. A Oracle também anunciou soluções desenvolvidas para fomentarem a mobilidade nas empresas como a Oracle Mobile Suite e a Oracle Mobile Security Suite.
Desde a última edição do OpenWorld, a Oracle ampliou de forma significativa a sua oferta de aplicações na cloud, transformando-a na mais completa do mercado. Também melhorou a oferta de aplicações para áreas críticas, nomeadamente a evolução dos produtos relacionados com Customer Experience, considerada essencial para o desenvolvimento futuro das empresas.
A Oracle lançou igualmente novas soluções de sistemas de hardware no ano fiscal de 2014. O lançamento mais relevante foi o dos novos SPARC M6-32 e do Oracle SuperCluster M6-32.
A nível de aquisições, uma área em que investiu mais de 56.000 milhões de dólares nos últimos anos, a Oracle anunciou em 2014 a compra das seguintes empresas:
- BigMachines: Solução de mobilidade cloud que automatiza os processos de venda.
- BlueKai: Plataforma Big Data na nuvem que permite às empresas personalizar o seu marketing nos ambientes online, offline e nas plataformas móveis.
- Compendium: Fornecedor de conteúdos de marketing na cloud.
- Responsys: Software de Marketing B2C em modelo cloud.
- Bitzer Mobile: Soluções de gestão de aplicações móveis. |