2014-6-26

SOFT

Ano fiscal de 2014

Oracle: Transformação empresarial e cloud como principais apostas

A Oracle, empresa que desenvolve soluções integradas de hardware e software especialmente concebidas para trabalharem em conjunto na cloud e nos data centers, fechou o ano fiscal de 2014 no passado dia 31 de Maio com um balanço positivo tanto a nível corporativo como em Portugal. Apesar da complexidade que caracteriza os ambientes de TI nos nossos dias, a Oracle continuou a conquistar novos negócios e a aumentar a sua quota de mercado. A empresa alcançou progressos significativos em várias áreas de negócio, e fechou negócios muito relevantes em áreas críticas nos seus maiores clientes.

Oracle: Transformação empresarial e cloud como principais apostas

Hugo Abreu, Country Manager da Oracle Portugal

Ao longo do exercício de 2014, a Oracle Portugal esteve focada em consolidar os seus “Negócios Transformacionais”, e em projetos que reúnem as várias ofertas tecnológicas da Oracle, tendo com objetivo ajudar os clientes a simplificar as TI, a aumentar os níveis de eficiência, a reduzirem os custos e a libertarem recursos que lhes permitam potenciar a inovação. Em paralelo, a Oracle impulsionou a adoção dos Engineered Systems, o garante da implementação das soluções tecnológicas mais sofisticadas do mercado, e aprofundou o conhecimento e o relacionamento com as grandes contas, principalmente com grandes empresas do sector público, por exemplo no setor da educação, projetos na área da Segurança Social com o Instituto de Informática, ou da área fiscal com a Autoridade Administrativa e Tributária, bem como nas utilities, aeronáutica, retalho e indústria financeira.

Os principais projetos conquistados e realizados no ano fiscal de 2014 tiveram grande impacto em empresas quer do setor público, bem como em projectos de consolidação e simplificação do IT de empresas privadas do mercado corporativo, onde a Oracle Portugal definiu o seu principal objectivo estratégico para os próximos anos.

Uma estratégia cloud 360º

A Oracle colocou o foco no desenvolvimento da oferta de cloud mais completa do mercado. A oferta da Oracle inclui uma cloud pública (Oracle Public Cloud), uma infraestrutura para clouds privadas e uma infraestrutura para sistemas híbridos. A Oracle oferece SaaS, PaaS e IaaS, bem como soluções que permitem às empresas desenvolver as suas próprias infraestruturas de cloud.

Durante o ano fiscal de 2014, a Oracle converteu-se na segunda maior empresa do mundo a nível da comercialização da tecnologia como um serviço, tendo alcançado globalmente uma faturação de 1.1 mil milhões de dólares nas modalidades SaaS e PaaS, e 456 milhões de dólares na modalidade IaaS.

Inovação Tecnológica e Aquisições

A oferta da Oracle, que inclui soluções baseadas em standards para cada uma das camadas tecnológicas e que disponibilizam os mais elevados níveis de desempenho do mercado, tem vindo a aumentar, abarcando sistemas de armazenamento, servidores, bases de dados, soluções de middleware e aplicações. Enquanto os Engineered Systems, como o Exadata, o Exalogic, ou o Exalitycs, contribuem para simplificar a gestão e a manutenção das TI e ajudam a reduzir os custos, as aplicações verticais (Banca e Setor Financeiro, Distribuição, Logística, Setor Público, ou Telecomunicações), permitem à Oracle estar presente em todos os setores de atividade.

Já na vertente tecnológica destacam-se os lançamentos da base de dados 12c, a primeira a ser desenvolvida para a cloud; do Java 8, a mais importante atualização deste modelo de programação; do Solaris 11.2, a plataforma cloud que combina virtualização eficiente, aplicações estimuladas pela tecnologia de software de redes (SDN) e uma distribuição OpenStack completa; além do MySQL Fabric, que facilita a gestão dos grupos de bases de dados SQL. A Oracle também anunciou soluções desenvolvidas para fomentarem a mobilidade nas empresas como a Oracle Mobile Suite e a Oracle Mobile Security Suite.

Desde a última edição do OpenWorld, a Oracle ampliou de forma significativa a sua oferta de aplicações na cloud, transformando-a na mais completa do mercado. Também melhorou a oferta de aplicações para áreas críticas, nomeadamente a evolução dos produtos relacionados com Customer Experience, considerada essencial para o desenvolvimento futuro das empresas.

A Oracle lançou igualmente novas soluções de sistemas de hardware no ano fiscal de 2014. O lançamento mais relevante foi o dos novos SPARC M6-32 e do Oracle SuperCluster M6-32.

A nível de aquisições, uma área em que investiu mais de 56.000 milhões de dólares nos últimos anos, a Oracle anunciou em 2014 a compra das seguintes empresas:

- BigMachines: Solução de mobilidade cloud que automatiza os processos de venda.
- BlueKai: Plataforma Big Data na nuvem que permite às empresas personalizar o seu marketing nos ambientes online, offline e nas plataformas móveis.
- Compendium: Fornecedor de conteúdos de marketing na cloud.
- Responsys: Software de Marketing B2C em modelo cloud.
- Bitzer Mobile: Soluções de gestão de aplicações móveis.

Recomendado pelos leitores

Salesforce anuncia disponibilização de solução de IA
SOFT

Salesforce anuncia disponibilização de solução de IA

LER MAIS

Salesforce lança recursos de marketing para fornecer experiências com base em IA
SOFT

Salesforce lança recursos de marketing para fornecer experiências com base em IA

LER MAIS

Agentes autónomos impulsionam transformação empresarial
SOFT

Agentes autónomos impulsionam transformação empresarial

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.