2015-11-12
O update disponibiliza melhorias importantes para os clientes empresariais, incluindo o Windows Update for Business, a Windows Store for Business, funcionalidade de MDM e o Azure Active Directory, bem como novas funcionalidades de segurança.
Num blog post, o vice-presidente executivo de Windows & Devices, Terry Myerson, anunciou que a primeira grande atualização para o Windows 10 já está disponível, escrevendo que a plataforma alcançou “a maturidade” e que a Microsoft “recomenda o deployment do Windows 10 a todas as empresas”. Os IT managers são, aliás os mais beneficiados com esta atualização, sobretudo os que têm que gerir uma miríade de dispositivos pessoais colocados ao serviço das organizações. “Os profissionais de IT sabem que podem oferecer mais. Com este primeiro grande update do Windows 10 estamos a fortalecê-los nesse sentido – com a primeira plataforma que se estende a todos os tipos de dispositivos, permitindo a gestão de dispositivos empresariais e BYOD, e atualizações para dispositivos já existentes”. O responsável da Microsoft indica ainda que 12 milhões de PCs empresariais já correm Windows 10.
Dois novos serviços gratuitos para o ITDois novos serviços gratuitos para o IT foram revelados: o Windows Update for Business e o Windows Store for Business. O primeiro disponibiliza controlos de IT sobre o deployment das atualizações no seio das empresas, garantindo que os dispositivos se mantêm seguros. As novas funcionalidades incluem a definição de grupos de dispositivos com deployments progressivos e escaláveis. O segundo traz, segundo Terry Myerson, uma forma “flexível de encontrar, adquirir, gerir e distribuir aplicações para dispositivos Windows 10”, tanto de aplicações da Windows Store como de apps de negócio customizadas. As empresas podem optar pelo seu método de disponibilização, entregando apps diretamente, publicando numa store privada ou por ligação a soluções de gestão.
Novas funcionalidades de gestão do dispositivoO update introduz duas novas funcionalidades que, segundo a Microsoft, permitem ao IT manter a gestão e a segurança de múltiplos dispositivos. Assim, a nova função de Mobile Device Management (MDM) permite gerir uma família de equipamentos Windows. A Microsoft diz mesmo que o novo sistema operativo é o único que permite gerir cenários BYOD completos, “desde o dispositivo às aplicações e aos dados presentes nos próprios dispositivos, de uma forma segura”. O Azure Active Directory (ADD), por sua vez, possibilita que o IT mantenha um diretório pelo qual os utilizadores têm um único log in que guarda os seus settings e dados ao longo de diversos dispositivos Windows. A Microsoft diz que o ADD possibilita que qualquer máquina fique “enterprise ready” em poucos cliques. |