2016-5-17
A Xerox deu a conhecer novas aplicações da plataforma ConnectKey. Entre as principais novidades, destaque para a Easy Translator, solução que permite a tradução de documentos a partir de MFPs Xerox, de e para 35 idiomas distintos, e que está disponível através dos Parceiros
José Esfola, diretor de marketing e de Canal na Xerox Portugal.
Três anos depois do seu lançamento, a plataforma ConnectKey, a resposta da Xerox para a desmaterialização e automatização dos processos de trabalho, sofre a sua primeira evolução. A versão de 2016 conta com novas aplicações que adicionam funcionalidades aos multifuncionais (MFPs), adicionando-lhes inteligência e transformando estes equipamentos no “ponto de entrada e saída da transformação digital” no seio das empresas, apontou José Esfola, diretor de marketing e de Canal na Xerox Portugal, durante a apresentação aos media.
Easy Translator, Mobile Print Cloud, Mobile Link e uma aplicação de QR code, para emparelhar dispositivos móveis com os equipamentos, são algumas das novidades.
Serviço de tradução a partir de um MFP
As novas apps estão disponíveis para download na galeria de aplicações da Xerox da gama iSeries, ou por upgrade de software para clientes com equipamentos de anteriores gamas, e destinam-se a possibilitar uma maior agilidade dos processos internos de cada empresa.
A Xerox Easy Translator é a mais inovadora, ao ser a primeira solução que permite digitalizar um documento através de um MFP e aceder a essa informação traduzida para o idioma escolhido (são 35 , ao todo). Trata-se de um serviço com quatro níveis: Automático (gratuito e que funciona em minutos, um por cada página), Express, Professional e Expert. Os três últimos não são imediatos e envolvem a aquisição de serviços de tradução com validação humana, tendo por isso um custo.
O serviço está disponível via Parceiros. “Qualquer uma das aplicações apresentadas tem um modelo de comissionamento para o Parceiro. Tudo o que desenvolvemos tem em conta o modo como integramos o Parceiro, que para nós é o cliente”, evidenciou José Esfola em declarações ao IT Channel.
A solução aceita 20 formatos diferentes de documentos e permite que o documento final seja entregue num ficheiro word editável. Também está disponível uma versão para plataformas móveis, Android e iOS.
Outra aplicação agora disponível é o Mobile Link, para digitalizar e enviar documentos para a cloud, que também tem uma versão elementar básica. A PrintByXerox, por sua vez, é uma evolução da solução de impressão móvel. A aplicação permite imprimir a partir de qualquer dispositivo, enviando o ficheiro para um endereço de e-mail que o coloca na cloud e possibilita a sua impressão em qualquer MFP da marca, sem ser preciso que o dispositivo se conecte ao equipamento. Também está disponível uma aplicação QR Code, para emparelhar dispositivos, possibilitando impressão e acesso a outras funcionalidades.
Xerox liderou mercado de MFPs a cores A3 em 2015
A Xerox revelou estar a trabalhar com os Parceiros para que seja possível desenvolver aplicações específicas para determinados verticais, tendo em conta as necessidades do negócio. “Este serviços permitem aos Parceiros e à Xerox ganhar market share”, realçou José Esfola. Indicou, ainda, que a marca terminou 2015 com mais de 40 por cento de quota de mercado nos MFP A3 a cores.
O diretor de marketing e de Canal da multinacinal norte-americana confessou-nos que existem maiores oportunidades de negócio no setor da saúde, imobiliário, educação e autarquias. Nestas, sublinhou, “existem muitos processos desmaterializar”. Sobre a oportunidade que estas novas soluções representam para o Canal, foi claro. “Cabe-nos a nós, fabricantes, alimentar a ideia de que este é o futuro, pela fidelização, rentabilidade e sobretudo diferenciação que pode trazer aos Parceiros”. A Xerox tem estado empenhada em disponibilizar suporte ao Canal a este respeito, identificando “as lacunas e o valor da cada Parceiro, com muita partilha de informação. Temos um ecossistema que entende que a concorrência só existe lá fora e não cá dentro. É necessário pensar no que podemos acrescentar ao cliente do ponto de vista do valor e para tal é importante perceber o seu processo de trabalho”.