2016-11-14

SOFT

Mercado português com potencial de crescimento em hiperconvergência

Com o objetivo de ampliar o seu negócio em Portugal, a Nutanix estabeleceu uma equipa local. “Fortes” perspetivas de crescimento em tecnologia hiperconvergente sustentam a aposta

Mercado português com potencial de crescimento em hiperconvergência

Após cumprir um ano e meio da apresentação da sua primeira plataforma de computação e armazenamento convergente no mercado ibérico, a Nutanix optou por criar, no mês de setembro, uma equipa local, composta por José Duque, territory manager, e Eduardo Penedos, senior systems engineer, e que reporta a Francisco Dalmau, country manager para Portugal e Espanha. Sedeada na Califórnia, a Nutanix é sinónimo de hiperconvergência: centra-se em tornar a infraestrutura de TI invisível, permitindo que os departamentos de TI se foquem nas aplicações e serviços que potenciam os negócios. A oferta materializa-se na Enterprise Cloud Platform que, segundo José Duque, “tem o objetivo de trazer para o centro de processamento de dados a simplicidade, a agilidade, o consumo fracionado e a inovação constante que se podem obter nas clouds públicas, mas mantendo o controlo sobre performance, sobre o local onde se armazenam os dados e sobre os serviços”. A solução, do tipo “Web Scale Engineering”, tem interface orientada ao utilizador e utilização one-click, utilizando servidores X86 standard como nodes de computação e storage agregados em clusters Nutanix.

 

Hiperconvergência com elevada procura

A representação direta no nosso país deve-se a um aumento da procura pelo tipo de soluções que o fabricante desenvolve. “Entendemos que no mercado português há perspetivas de um crescimento forte da tecnologia hiperconvergente em geral e das soluções Nutanix em particular”, conta-nos o territory manager, que indica ainda que o ritmo esperado de crescimento do mercado de hiperconvergência é, em si, uma oportunidade para o Canal. “Se considerarmos o valor total do mercado endereçável pela hiperconvergência como o total do mercado representado pela computação e armazenamento para virtualização, rapidamente chegamos à conclusão de que tem um potencial gigantesco”, diz. “É claro que não devemos falar apenas da renovação dos data centers. Há vários use cases que estarão mais bem servidos com tecnologias hiperconvergentes e que, provavelmente, constituirão uma oportunidade para o Parceiro se apresentar com uma solução diferenciadora”.

 

Estratégia 100% indireta

O modelo operacional da Nutanix é 100% indireto, com José Duque a reforçar que o fabricante “não vende diretamente ao cliente final. “Os nossos route-to-market são distribuição e OEM”. A Nutanix tem um programa de Canal bem definido, que contempla os requisitos para determinado nível de parceria e respetivos benefícios. “O nosso objetivo é trabalhar com um conjunto de Parceiros de forma a cobrir o território nacional e com alguns deles, especializados, em determinados use cases que entendemos serem relevantes no mercado nacional”. A Nutanix espera dos Parceiros um conjunto de valências, que incluem a aposta na sua tecnologia e “a obtenção e manutenção de um grau de autonomia comercial e técnica que sejam o reflexo dessa aposta em Nutanix”. A estrutura de Canal para a região EMEA Sul, onde Portugal se insere, é composta por um responsável de Canal para o mercado português e espanhol, que acompanha distribuição e OEM. “Estamos em processo de incorporar outra pessoa com perfil técnico de forma a podermos apoiar os nossos parceiros de forma ainda mais eficaz”. José Duque salienta que a Nutanix “não prescinde de estar junto ao cliente final apresentando e defendendo as suas soluções e trabalhando de forma coordenada com o Canal”.

 

Dois distribuidores em Portugal

Os distribuidores da Nutanix em Portugal são a Arrow e a Exclusive Networks, que têm o papel de acompanhar e disponibilizar suporte ao Canal. “Esperamos dos nossos distribuidores a capacidade e a dinâmica de formar e manter ativo o Canal de revenda e de encontrar conjuntamente com a Nutanix, em tempo útil, as respostas adequadas às necessidades que venham a ser manifestadas”. No apoio disponibilizado ao Canal, a Nutanix conta com um conjunto de ferramentas, todas acedidas a partir do portal de Parceiros. “Permitem também realizar formação, gerir as certificações e creditações, tanto técnicas como comerciais, aceder a material de apoio comercial e pré-venda, a programas de marketing, personalizar campanhas para geração de leads, ter acesso a estudos e relatórios feitos pela varias consultoras de mercado e registar operações comerciais em curso”, enumera o territory manager.

 

Oferta específica para PMEs

A Nutanix dispõe de uma linha específica para PMEs, e independente da Enterprise Cloud Platform, denominada Nutanix XPress. “Esta linha de produto incorpora a funcionalidades que, pensamos, todas as empresas do SMB necessitam no centro de processamento de dados”, explica José Duque. “Trata-se de uma solução hiperconvergente que integra de forma nativa servidor/processamento, armazenamento e virtualização, numa plataforma de dimensões reduzidas, com baixo consumo energético, simplificando o stack da infraestrutura e com capacidade de gestão centralizada”.

Recomendado pelos leitores

Cegid lança software de gestão com agentes de IA
SOFT

Cegid lança software de gestão com agentes de IA

LER MAIS

Salesforce lança Agentforce 2.0 com IA integrada no Slack
SOFT

Salesforce lança Agentforce 2.0 com IA integrada no Slack

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.