2017-11-17
Um estudo realizado pela PRIMAVERA BSS e a IDC , junto de mais de 4500 empresas portuguesas, revela que apenas 13% acedem a soluções ERP através da cloud
O estudo, "Tendências do Mercado de Software de Gestão Empresarial em Portugal 2017" indica que mais de 88% das empresas em Portugal já utilizam software de gestão empresarial, o que representa um crescimento de 6,1 pontos percentuais face a 2014. Este crescimento está correlacionado com uma maior preocupação das empresas em competir num mercado cada vez mais global. Contudo, mais de 10% das empresas com menos de cinco colaboradores ainda não possuem ERP. O estudo, realizado este ano, teve como base uma amostra representativa de mais de 4500 empresas portuguesas que foram auscultadas ainda sobre investimento e consolidação, exportação e práticas internas de gestão (em particular as que têm suporte tecnológico), e ainda antiguidade da organização e número de colaboradores. Em termos de setores de atividade, Construção e Serviços são os únicos que registam ainda níveis inferiores a 90%. Das empresas que possuem soluções ERP, apenas 13% acedem às mesmas através da cloud, devendo-se ainda assim este valor às pequenas organizações e aos setores da Construção e dos Serviços. “Este estudo mostra de forma muito conclusiva que praticamente todo o nosso tecido empresarial já entende a importância da utilização de um software para a gestão empresarial, contudo verificamos ainda pouca maturidade no que toca ao conhecimento e utilização dos modelos de licenciamento cloud, o qual é fundamental para uma maior agilidade e capacidade de internacionalização das empresas portuguesas”, refere Gabriel Coimbra, country manager da IDC Portugal. Felicidade Ferreira, country manager da PRIMAVERA Portugal, sublinha que a tecnológica tem assistido "a uma duplicação do negócio em cloud a cada ano que passa" e que, "apesar de ainda existir um longo caminho a percorrer, a cloud é sem dúvida o futuro". É na cloud que a PRIMAVERA a colocar todos os seus esforços, "no sentido de acelerar a entrada das organizações nesse mundo digital, por forma a torná-las mais competitivas no mercado global.” Quanto a modelos de preço, poucas empresas utilizam soluções gratuitas (menos de 5%), sendo que, destas, cerca de um terço pretendem evoluir para uma versão paga. |