2017-6-01
De acordo com um estudo levado a cabo pela Mediapost em conjunto com a comScore, os portugueses com idade entre os 15 e os 44 anos passam mais minutos ligados à internet do que os cidadãos de países europeus como a Alemanha, França, Reino Unido ou Espanha
A Mediapost, em parceria com a comScore, desenvolveu um estudo - com dados extraídos em março deste ano - que visa compreender a utilização que os portugueses fazem da internet. O estudo revela não só a quantidade de tempo que despendemos diariamente na internet, mas também o nosso comportamento. De acordo com os resultados do estudo, os sites institucionais ocupam cerca de 300 minutos por dia, seguidos por conteúdos relacionados com a prestação de serviços. “Este estudo é absolutamente fundamental para conhecer o consumidor e o seu comportamento, mas mostra também que temos que prestar mais atenção aos dados do que às perceções. O mobile está a ganhar proeminência o que não impede o crescimento regular do desktop: mais 5% nos últimos três anos. Para acompanhar estas evoluções e sobretudo os clientes, as marcas têm que investir em soluções adequadas para o omnicanal, para se manterem no dia-a-dia dos seus clientes”, comenta Antoine Blanchys, diretor-geral da Mediapost Portugal. O estudo revela ainda que os internautas portugueses são os que menos consomem conteúdos relacionados com o retalho quando estão no computador. A média nacional de 63% fica abaixo da média europeia, que já atinge os 75%. Pelo contrário no que diz respeito a apostas, os portugueses são líderes. A categoria tem um alcance de 38,5%, à frente da média europeia de 21,6% e até mesmo de países como a China ou Estados Unidos da América, que registam 10,6% e 10,7% respetivamente. “O comportamento dos portugueses tem algumas particularidades. Os portugueses são dos que passam mais tempo conectados à internet e adoram utilizar o computador para apostar, neste campo estão acima da média europeia”, refere Camilla Fonseca, sales director da comScore. Este estudo, que resulta de uma abordagem denominada Unified Digital Measurement (UDM), tem como objetivo ajudar a compreender a evolução da internet e a utilização que os portugueses fazem dela. O UDM resulta da combinação entre o comportamento digital, ou seja, os padrões de utilização e as tags que estão presentes em mais de 38 milhões de domínios em todo o mundo, garantindo maior precisão. |