2016-10-06
Segundo a Gartner, embora 48% das empresas tenham apostado em Big Data, um aumento de 3% face a 2015, dentro de dois anos as empresas que pretendem investir deverá cair de 31% para 25%
Estas previsões da consultora são resultado de um inquérito realizado em junho deste ano, que inquiriu 199 membros do Gartner Research Circle. Os auscultados revelaram os seus planos de investimento. "O investimento em Big Data é positivo, mas este estudo revela sinais de uma desaceleração do seu crescimento, com menos empresas a pretenderem investir", refere Nick Heudecker, research director, Gartner. "A grande questão aqui não é o Big Data em si, mas sim a forma como é utilizado. Enquanto as empresas entenderam que o Big Data não se dirige apenas a uma tecnologia específica, ainda não perceberam que terão de deixar de o ver como um esforço à parte". O Big Data não é algo único, é um conjunto de diferentes tecnologias de data management e práticas que suportam a analítica. As empresas estão a agora a alterar o seu olhar para o Big Data: já não têm apenas vagas noções do que é a analítica, têm agora a capacidade de perceber os problemas que os dados poderão endereçar. Enquanto cerca de três quartos dos entrevistados referiram que a sua organização investiu, ou planeia investir em Big Data, muitos continuam sem ter este impulso. Apenas 15% revelaram intenção de implementar os seus projectos de Big Data a produção, uma subida pouco significativa face aos 14% de 2015. "Uma das explicações possíveis é o facto dos projetos de Big Data terem uma prioridade de gastos inferior, face às iniciativas de IT", salienta Nick Heudecker. O estudo da Gartner revela que apenas 11% dos auscultados que investiram já em Big Data indicaram que os seus investimentos em Big Data foram tão importantes, ou mais, do que as iniciativas de IT, enquanto 46% referiram ser menos importante. Este fraco investimento no Big Data também se prende, segundo a analista, com o facto de muitos dos projetos não terem um retorno de investimento mensurável logo à partida. Outros dos fatores que a Gartner identifica é a falta de uma liderança efetiva ou de envolvimento em iniciativas de Big Data. "No que diz respeito ao Big Data, muitas organizações estão ainda numa fase muito inicial", comenta Jim Hare, research director, Gartner. "A industrialização- e a performance e estabilidade garantidas que vêm com ela- ainda não penetraram no conceito de Big Data". |