2015-4-30

SOFT

Internet e abordagens híbridas dominam a escolha de arquiteturas móveis

A OutSystems realizou um estudo em parceria com a TechValidate que destaca as prioridades de negócio e os desafios que as organizações de TI encaram quando desenvolvem aplicações, num cenário de programação cada vez mais complexo

Internet e abordagens híbridas dominam a escolha de arquiteturas móveis

Segundo o estudo, 43% dos decisores avaliaram a mobilidade (apps ou sites mobile friendly) como a principal funcionalidade de negócio ou processo que é crítico para as aplicações.

Mais de 200 decisores na área das TI de várias empresas mundiais foram inquiridos pela TechValidade e pela Outsystems, empresa que disponibiliza a Rapid Application Delivery Platfrom (RAD), acerca das aplicações que pretendem desenvolver em 2015.

Segundo o estudo, 43% dos decisores avaliaram a mobilidade (apps ou sites mobile friendly) como a principal funcionalidade de negócio ou processo que é crítico para as aplicações. Mais de metade dos inquiridos pensam implementar entre 51% e 100% das suas apps com componentes móveis. Diz ainda o estudo que a maioria das arquiteturas móveis em 2015 serão a Mobile Web (60%) e Híbridas (65%), e apenas 26% das empresas planeiam utilizar arquiteturas móveis Nativas.

Apesar da infinidade de aplicações pré-empacotadas e disponíveis em modelos SaaS (Software as a Service), muitas empresas consideram ser mais rápido desenvolver as suas próprias apps em vez de adaptar este tipo de aplicações. No Top 5 das aplicações que as empresas pensam desenhar em 2015 encontram-se: automação, de processos (como formulários e rotas); relatórios e analytics, scorecards e dashboards de negócio; CRM e colaboração.

Quando as aplicações estão a ser desenvolvidas, as organizações acabam por fazer integrações significativas com sistemas existentes: 79% das organizações necessitam integrar pelo menos 1-5 aplicações baseadas na cloud; 66% das organizações necessitam integrar pelos menos 1-5 aplicações on-premise; 61% das organizações necessitam integrar pelo menos 1-5 aplicações desenvolvidas à medida.

Paulo Rosado, CEO da OutSystems comenta: “Os resultados do estudo demonstram os desafios que ouvimos dos clientes: estão cada vez mais focados na entrega de aplicações móveis; não estão a ter o que precisam de aplicações pré-empacotadas; necessitam desesperadamente de integrar rápida e facilmente diversas tecnologias. Esta convergência de desafios no âmbito do desenvolvimento aplicacional em empresas está a levá-las a procurar alternativas para simplificar a entrega de aplicações, independentemente das especificidades da tecnologia subjacente”, destaca Paulo Rosado, CEO da OutSystems.

Recomendado pelos leitores

Salesforce anuncia disponibilização de solução de IA
SOFT

Salesforce anuncia disponibilização de solução de IA

LER MAIS

Salesforce lança recursos de marketing para fornecer experiências com base em IA
SOFT

Salesforce lança recursos de marketing para fornecer experiências com base em IA

LER MAIS

Agentes autónomos impulsionam transformação empresarial
SOFT

Agentes autónomos impulsionam transformação empresarial

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.