2016-1-20
Face ao decréscimo do mercado "core" da Intel, os PCs , o gigante dos microchips está em 2016 a focar-se ainda mais em outros mercados que já vinha a trabalhar como sejam os Data Centers, o mercado de armazenamento e a IoT
A decisão da Intel deve-se obviamente ao facto do mercado de PCs já não ser tão rentável como foi no passado.
A divisão Client Computing Group (CCG), que comercializa inúmeros chips de dispositivos móveis e PCs, representa o negócio mais importante da Intel em relação ao número de vendas. Porém, a Intel está cada vez mais focada em outros setores que têm vindo a revelar um crescimento constante, como os Data Centers, o armazenamento solid state e a IoT.
Tanto o grupo DCG (Intel Data Center), como as divisões da Intel dedicadas à IoT geraram 40 por cento das vendas em 2015, sendo que este ano prevê-se que esta percentagem cresça muito mais, de acordo com Brian Krzanich, CEO da Intel.
É de salientar que a estratégia da Intel está a ter contornos semelhantes à da AMD, que em 2013 diversificou a sua divisão de chips semi-personalizados para fornecer processadores especializados, servidores e consolas de jogos, tais como a PlayStation 4 e a Xbox One. A AMD com esta mudança, viu as suas vendas de chips semi-personalizados serem bastante superiores às do mercado de chips para PCs, no último ano fiscal.