2022-11-04

SOFT

IBM expande portfólio para acelerar adoção de IA no seu ecossistema

A IBM anunciou o lançamento de três novas bibliotecas com o objetivo de auxiliar Parceiros, clientes e programadores na criação de soluções alimentadas por IA

IBM expande portfólio para acelerar adoção de IA no seu ecossistema

A IBM anunciou a expansão do seu portfólio de software embebido de Inteligência Artificial (IA) com o lançamento de três novas bibliotecas, tendo em vista ajudar Parceiros, clientes e programadores do ecossistema IBM a acelerar a adoção de IA nas suas soluções e a disponibilizá-las, de forma mais rápida e rentável, ao mercado. 

As bibliotecas em causa foram desenvolvidas pela IBM Research e criadas para fornecer aos Independent Software Vendors (ISV) em todas as indústrias uma forma facilmente escalável de usar processamento de linguagem natural, capacidades de speech to text e de text to speech em aplicações de qualquer ambiente híbrido e multicloud, explicou a empresa em comunicado.

O agora alargado portfólio dá acesso às mesmas bibliotecas de IA que alimentam os já estabelecidos produtos do IBM Watson e foi concebido para ajudar a baixar a barreira para a adoção de IA, ajudando Parceiros e clientes a fazer face à falta de competências e aos custos de desenvolvimento necessários para construir modelos de machine learning e de IA a partir do zero. 

Desta forma, as equipas de development e de IT também têm a flexibilidade de incorporar as novas bibliotecas do Watson nas suas aplicações para ajudar a criar produtos customizados e atrativos mesmo sem conhecimento em ciência de dados.

As empresas devem assumir o compromisso com um investimento significativo no conhecimento, recursos e tempo necessários para desenhar, implementar e gerir soluções alimentadas por IA”, afirma Kate Woolley, General Manager, IBM Ecosystem. “Ao trazer para o mercado o mesmo portfólio de tecnologia incorporada com IA que alimenta os nossos produtos líderes de indústria IBM Watson, estamos a ajudar os Parceiros do Ecossistema a disponibilizarem experiências de IA de forma mais eficientes que podem impulsionar o valor do negócio para os seus clientes”, completa. 

Três bibliotecas, que possibilidades?

De acordo com a IB, com as três novas bibliotecas de software, os programadores podem aceder facilmente às capacidades de IA e escolher funcionalidades específicas, tais como processamento em linguagem natural, que pretendam incorporar em diferentes partes de uma aplicação. As bibliotecas incluem inovações desenvolvidas pela IBM Research, bem como tecnologia de código aberto, e são pretendem possibilitar a redução de tempo e de recursos necessários para que um programador possa adicionar capacidades de IA a uma aplicação.

Uma das novas bibliotecas foi denominada IBM Watson Natural Language Processing Library e foi concebida para ajudar os programadores a fornecer capacidades para processar linguagem humana por forma a obter significado e contexto através da intenção e do sentimento. Em segundo lugar, a IBM Watson Speech to Text Library foi desenvolvida para permitir a transcrição da fala com rapidez e precisão para ajudar as empresas a melhorar as experiências de serviço ao cliente. Finalmente, a IBM Watson Text to Speech Library foi criada para permitir aos programadores converter texto escrito em áudio de som natural com precisão numa variedade de idiomas e vozes numa determinada aplicação.

É de notar que o lançamento se baseia no já existente portfólio de produtos da IBM embebidos de IA, que inclui o IBM Watson Assistant, IBM Watson Discovery, IBM Instana Observability, IBM Maximo Visual Inspection e API do IBM Watson. De acordo com a tecnológica em comunicado, com o portfólio da IBM embebido de IA, os Chief Experience Officer (CXO) e outros decisores de IT podem utilizar a IA para obter verdadeiros impactos no negócio, conhecendo insights empresariais e criando melhores experiências para o utilizador final.

Inteligência artificial dá asas ao ecossistema IBM

De acordo com a IBM, os Parceiros do seu ecossistema e os clientes mútuos estão a beneficiar da carteira de produtos da IBM que já incorporam IA. “Estamos entusiasmados com a nossa capacidade de incorporar o Processamento de Linguagem Natural do IBM Watson na nossa tecnologia de uma forma tão fácil”, comenta Yatharth Gupta, SVP Products, SingleStore. Mais, acrescenta que “ajudar os nossos clientes a integrar e utilizar capacidades como a análise de sentimento será inestimável para a analítica em tempo real que os irá ajudar a melhor compreender, endereçar e servir os seus clientes”.

Adicionalmente, outros Parceiros do Ecossistema IBM como a EquBot, CrushBank, e Sherloq estão a utilizar tecnologia com IA nas suas soluções para tomar decisões de investimento informadas, melhorar as interações do help desk, e identificar as oportunidades de marketing através da conformidade com a web 3.0 e o desenho inteligente de websites. 

A tecnológica explica, também, que à medida que os Parceiros do ecossistema criam soluções com a IA da IBM, há programas para os ajudar em cada passo da jornada, desde a criação até ao lançamento no mercado. Os Parceiros podem aceder a benefícios como recursos de cocriação, co-marketing e co-venda para os ajudar a impulsionar a procura do mercado e a fazer crescer o seu negócio. 

De notar, ainda, que este lançamento vem no seguimento do recente anúncio da IBM de renovar a sua abordagem à qualificação, oferecendo aos Parceiros acesso aos mesmos badges e materiais de formação de vendas que a IBM tem internamente, sem custos e através de uma experiência digital simplificada.

ARTIGOS RELACIONADOS

IBM apresenta servidores LinuxONE para ajudar a reduzir consumo de energia
BIZ

IBM apresenta servidores LinuxONE para ajudar a reduzir consumo de energia

LER MAIS

VMware e IBM disponibilizam novas formas de modernizar ambientes de cloud híbrida
CLOUD

VMware e IBM disponibilizam novas formas de modernizar ambientes de cloud híbrida

LER MAIS

IBM alarga família de servidores Power10
BIZ

IBM alarga família de servidores Power10

LER MAIS

Recomendado pelos leitores

EasyVista lança nova versão da sua plataforma com IA avançada
SOFT

EasyVista lança nova versão da sua plataforma com IA avançada

LER MAIS

Cegid lança software de gestão com agentes de IA
SOFT

Cegid lança software de gestão com agentes de IA

LER MAIS

Salesforce lança Agentforce 2.0 com IA integrada no Slack
SOFT

Salesforce lança Agentforce 2.0 com IA integrada no Slack

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.