2015-10-19

SOFT

IBM adiciona novas funcionalidades à plataforma Watson Analytics

A IBM adicionou novas funcionalidades à plataforma tecnológica Watson Analytics – com capacidades renovadas de data discovery e de pergunta e resposta – , com o objetivo de ser mais fácil extrair informações relevantes dos dados não estruturados das empresas.

IBM adiciona novas funcionalidades à plataforma Watson Analytics

A rápida ascensão do Watson Analytics, que em menos de um ano, desde que foi lançado, soma já meio milhão de registos sendo uma das mais populares plataformas de analítica de dados empresariais, deve-se sobretudo à sua capacidade única de colocar capacidades cognitivas nas mãos dos utilizadores, dando-lhes acesso a uma nova era de analítica avançada. 

Ao tirarem partido dos novos e melhorados recursos do IBM Watson Analytics, os decisores de negócio terão o apoio complementar de que necessitam para aumentarem a sua capacidade de gestão e de tomada de decisão. O objetivo da IBM é ajudar as empresas a transformar os seus processos de negócio tendo por base a analítica, dando valor aos dados provenientes de fontes internas e externas. 

Com o anúncio de hoje, a IBM disponibiliza novas capacidades de data discovery e de pergunta e resposta na plataforma Watson Analytics para ajudar os profissionais a fazer perguntas, descobrir padrões e construir previsões mais facilmente. As novas funcionalidades incluem: 

 

 - Acesso a novos conectores de dados
O Watson Analytics permite que os utilizadores possam incluir ainda mais fontes de dados externas a uma qualquer análise de negócio, assegurando que estão a ser reunidos e apresentados os dados certos para que possa ser adicionado o contexto correto com maior profundidade e confiança a cada decisão. Está incluído o acesso a dados provenientes dos serviços IBM DB2, IBM Informix, IBM Netezza, IBM  SQL Database, IBM dashDB e fontes de dados de terceiros. 

 

 - Uma nova conexão segura a dados corporativos
A capacidade de aceder em segurança a dados corporativos a partir da cloud foi reforçada com uma nova funcionalidade, a tecnologia Secure Gateway, que permite estabelecer a ponte entre os bancos de dados internos (on-premise) do utilizador e o Watson Analytics, criptografando automaticamente os dados. 

 

 - Data Discovery com Expert Storybooks
Em colaboração com  parceiros das diversas indústrias, a IBM está a introduzir novos modelos de data discovery – a que chamou Expert Storybooks – que prometem ajudar os utilizadores a melhor compreender e analisar os diferentes tipos de fontes de dados, por forma a encontrar os factos mais relevantes e descobrir padrões e relações para uma tomada de decisão preditiva. Um exemplo é o trabalho desenvolvido em parceria com a The Weather Company na criação de um Storybook que ajuda os utilizadores a incorporar dados meteorológicos na sua análise de receitas, para compreender como a meteorologia pode afetar o seu negócio; ou o Storybook criado em parceria com o Twitter, que apoia os utilizadores na análise dos dados disponíveis nesta rede social, para medir o grau de reputação, e obter em tempo real uma melhor compreensão sobre como o comportamento dos consumidores nas redes sociais pode, por exemplo, influenciar a flutuação de preços em tempo real. 

 

Com mais de meio milhão de utilizadores registados, o Watson Analytics está a tornar-se numa ferramenta de negócio fundamental para impulsionar o crescimento das empresas, melhorar a eficiência e transformar as relações com clientes de todos os setores. A título de exemplo, a Universidade do Connecticut utiliza o Watson Analytics em vários cursos de MBA, designadamente em "Marketing Digital" e "Big Data e Estratégia de Marketing", de modo a ensinar os futuros profissionais de marketing a analisar dados como se de um cientista de dados se tratasse. Com o Watson Analytics, os alunos estão a aprender a construir planos de marketing de longo prazo com base em informações relevantes que vão extraindo de fontes como o Facebook e o Twitter. 

Os novos conectores de dados e os Expert Storybooks estarão disponíveis em versão beta a partir de novembro. 

 

Recomendado pelos leitores

EasyVista lança nova versão da sua plataforma com IA avançada
SOFT

EasyVista lança nova versão da sua plataforma com IA avançada

LER MAIS

Cegid lança software de gestão com agentes de IA
SOFT

Cegid lança software de gestão com agentes de IA

LER MAIS

Salesforce lança Agentforce 2.0 com IA integrada no Slack
SOFT

Salesforce lança Agentforce 2.0 com IA integrada no Slack

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.