O grupo alemão msg, fornecedor de serviços de consultoria e software para o setor Segurador, acaba de expandir a sua presença global com o início das operações comerciais no mercado nacional, através da sua associada portuguesa msg life, que já funcionava como Centro de Inovação responsável pela concepção, desenvolvimento e implementação das soluções de distribuição de seguros a nível mundial.
A msg life está em Portugal há 2 anos como Centro de Inovação para a área da Distribuição de Seguros do grupo alemão msg, desenvolvendo e implementando soluções para todo o mundo, sobretudo Estados Unidos e Alemanha. A empresa deverá fechar 2014 com um volume de negócios acima de 1,2 milhões de euros. Para 2015, o objetivo é crescer ao mesmo ritmo e atingir os 2 milhões de euros. O mercado pelo qual a msg life é responsável – Ibéria – deverá contribuir com cerca de 400 mil euros.
“Atingimos um grau de maturidade que nos permite avançar com o desenvolvimento de novos mercados, e estando o Centro de Inovação do grupo localizado em Portugal, faz todo o sentido tirar partido das competências e experiência existente. Acreditamos que este é o momento certo para começarmos a desenvolver o mercado Ibérico”, explica Jorge Miranda, regional manager iberia da msg life.
A empresa já estabeleceu uma equipa de desenvolvimento de negócio em Portugal e Espanha, de acordo com a estratégia de crescimento que definiu. Actualmente, a equipa da msg life é composta por 25 pessoas, mas “o nosso plano é chegar às 40 num futuro muito próximo, podendo o crescimento ser ainda maior, caso se confirmem alguns projectos que estamos a negociar com clientes dos Estados Unidos.”
Em comunicado, Jorge Miranda destaca que todas as Seguradoras que pretendam modernizar ou alargar as soluções que utilizam para distribuir os seus produtos em qualquer canal (Agentes, Mediadores, Banca, Direto) “encontram em nós um parceiro especializado nesta matéria, que alia uma vasta experiência no negócio de Seguros ao domínio das tecnologias mais avançadas e às melhores práticas na implementação de projectos”.
O objectivo é actualizar informaticamente o sector das seguradoras, pouco adequado à realidade actual. “O que estamos a iniciar em Portugal é uma análise estratégica destes cenários, das Seguradoras a actuar no nosso mercado e ajudá-las, de forma faseada e com o mínimo de risco, a modernizar os seus Sistemas de Informação, tendo em conta a agilização do processo de distribuição, com foco no cliente e promovendo o ‘business empowerment’ através de uma abordagem ‘self service’, não só por quem desenvolve os produtos na companhia, como por quem os promove no mercado”, explica José Burgos, business development manager para o mercado nacional. “A nossa fórmula é simples: queremos apoiar as companhias de Seguros a reduzir custos e a fazer mais e melhor em menos tempo.”
“A tecnologia e as expectativas dos consumidores estão a mudar a forma como os Seguros são vendidos e como o serviço pós-venda é prestado e isso faz com que num futuro próximo esta seja uma das áreas de maior investimento das Seguradoras. A aposta que fizemos nestes 3 anos permite-nos estar bem posicionados para sermos um dos principais enablers desta transformação”, conclui Jorge Miranda. |