2015-10-20
A Microsoft foi distinguida como líder no Quadrante Mágico da Gartner na categoria de Operational Database Management Systems, pelo terceiro ano consecutivo. Em comparação com o relatório do ano anterior, a Microsoft ultrapassou a Oracle para a posição mais elevada no Quadrante Mágico da Gartner.
A Microsoft foi distinguida como líder no Quadrante Mágico da Gartner na categoria de Operational Database Management Systems (DBMS) , pelo terceiro ano consecutivo, mas este ano à frente da Oracle na posição mais elevada deste Quadrante.
A definição da Gartner para esta categoria ( que engloba praticamente todos os grandes providers de bases de dados ) é a de: a complete software system used to define, create, manage, update and query a database. A database is an organized collection of data that may be in multiple formats and may be stored in some form of storage medium (which may include hard-disk drives, flash memory, solid-state drives and/or DRAM).
Imagem parcial do Gartner 2015 Magic Quadrant for Operational Database Management Systems Os pontos fortes mencionados no relatório da Gartner sobre a Microsoft nesta categoria combinam o SQL Server , mas também a oferta Microsoft Azure de DBMS as a service e a arquitetura não SQL ( NoSQL) do Microsoft Azure DocumentDB e Azure Tables.
Do lado dos “pontos-fracos” ou melhor dizendo, pontos a melhorar, está a imagem de mercado da oferta Microsoft junto de muitos decisores, que de acordo com estudo da Gartner ainda é preterida em aplicações empresariais mission-critical . Por último a Gartner detetou que o preço é outro fator de desvantagem, embora as soluções para Cloud estejam parcialmente mitigar este fator.
|