2015-12-24
A Dell anuncia uma série de novidades a nível de soluções de Big Data e analítica, assim como serviços, com o objetivo de ajudar as empresas a transformarem a informação de que dispõem em perspetivas para processos de decisão mais ágeis e eficazes.
Entre as soluções está uma plataforma de software de analítica e também se encontram novas ofertas de analytics-as-a-service para mercados verticais tais como o setor bancário, sáude e seguradoras.
Deste modo, as soluções e capacidades, juntas, permitem que as empresas consigam introduzir analítica nos seus processos core e disseminem as competências de analítica por toda a organização, de forma a melhorarem os resultados dos seus negócios.
O estudo da Dell, "Dell Global Technology Adoption Index 2015" (GTAI 2015), indica que as organizações que recorrem às soluções de big data revelam um crescimento 50 por cento superior, em comparação com as empresas que não o fazem.
Os dados relativos ao estudo demonstram ainda que 44 por cento das organizações ainda não compreendem a forma como podem extrair valor dos seus dados.
De modo a direcionar as empresas, a Dell oferece, portanto, soluções end-to-end flexíveis que permitem que as empresas adotem TI e alinhamento de negócio, fomentem a eficiência operacional e aproveitem todas as potencialidades de análises preditivas.
“Nos dias que correm, numa economia de dados, a capacidade de conseguir perspetivas preditivas de dados é crítica para construir uma empresa ligada, ágil e bem-sucedida. Quer esses dados tenham origem em sensores em tempo real de um ambiente de IoT, ou numa plataforma de Big Data desenhada para analítica de quantidades gigantescas de dados díspares, as novas ofertas da Dell permitem níveis detalhados de perspetivas e ações consequentes. Com as novas capacidades e melhorias especialmente facultadas na Statistica 13, a Dell torna possível que as organizações de todas as dimensões implementem analítica preditiva de forma transversal a toda a empresa e para lá dela de uma forma inteligente, simples e acessível. Desta forma, as organizações conseguem melhor compreender os seus clientes, otimizar os processos de negócio e criar novos produtos e serviços”, indica John K. Thompson, diretor geral de advanced analytics da Dell Software
Statistica 13 promete simplificar a implementação da analítica nas empresas
O lançamento da mais recente versão da plataforma de software de analítica avançada da Dell, Statistica 13, visa simplificar e melhorar o processo através do qual as organizações implementam modelos preditivos diretamente nas fontes de dados dentro da firewall, Cloud e em ecossistemas de parceiros.
Esta solução não requer código integra-se facilmente com R de open source, garantindo um conjunto de mistura de dados, descoberta de dados (data discovery), e ferramentas de analítica avançada e preditiva que ajudam as organizações a “lerem” a totalidade dos seus dados de modo a preverem tendências futuras, identificar novos clientes e oportunidades de negócio, explorarem cenários diversos, e a reduzirem ocorrências de fraude e de outros riscos de negócio.
Para além destas funcionalidades, a Statistica 13 oferece uma integração mais profunda com o recentemente adicionado motor de Statistica Interactive Visualization e Dashboard, e conta ainda com novas capacidades de Native Distributed Analytics (NDA) que permitem que os utilizadores executem analítica diretamente na base de dados onde os estes estão guardados, trabalhando de forma mais eficientemente com sets de dados de grandes dimensões.
A funcionalidade NDA faculta a conceção de um algoritmo preditivo e de criação de scores diretamente na fonte de dados.
Dell reforça as ofertas de serviços baseados em IP e Analítica
Ao expandir as suas soluções, a Dell aposta também nos novos serviços BPO, que ajudam a implementar analítica nos processos core da organização e a disseminar a analítica para facultar escalabilidade ao processo de tomada de decisão baseado em dados.
Entre os novos serviços encontram-se a gestão de fraude, desperdício e abusos, de modo a ajudar as organizações a identificarem casos de roubo de identidade médica, faturação incorreta, entre outros; a Denial Likelihood Scoring e analítica preditiva, que permite que as empresas identifiquem proativamente os pedidos que têm mais hipótese de serem recusados, e a facultarem atividade de dados em cada conta, monitorização detalhada e follow-up.
A gestão de rotatividade, ou serviços de retenção de clientes, encontra-se também integrada nas novidades, fornecendo ajuda às empresas, para que estas consigam aproveitar os modelos de rotatividade preditivos a fim de identificarem os clientes que poderão perder em breve, e tomarem medidas preventivas adequadas.
A Dell apresenta também a Dell Service Desk Analytics, uma solução que visa transformar o IT service desk management, de modo a permitir a gestão e automação de previsão de erros, e a Dell ModelHealth Tracker (DMH), que pretende que os clientes controlem e monitorizem a eficiência dos seus diferentes scorecards ou modelos de analítica preditiva.
O DMH analisa várias fontes de dados para controlar, arquivar e gerir estes modelos e monitorizá-los para maior eficiência e conformidade.
A Dell junta, desta forma, mais de 50 soluções na área de analítica avançada, incluindo analítica no setor da saúde, focada em temas críticos como a saúde das populações, a readmissão de doentes e a estratificação de riscos de saúde. A nível das soluções para o mercado financeiro, estas focam-se em transações online e deteção de fraude, enquanto as ofertas concebidas para o setor segurador centram-se na redução da rotatividade dos clientes através de analítica embutida na Lifesys, a plataforma da Dell para o processamento de apólices de seguro.