2016-12-02

SOFT

O IT Channel, em Paris, a convite da SAP

Como a SAP está a reiventar os negócios

Para lá do ERP. Assim se posiciona a SAP na era da transformação digital. No seu centro de inovação, em Paris, o fabricante está a investir no desenvolvimento de soluções que capitalizem os dados e transformem modelos de negócio

Como a SAP está a reiventar os negócios

Crédito Foto: SAP

O fabricante de software de gestão está a reinventar-se, com o objetivo de ser o motor da inovação das empresas e não apenas das suas transações. A suportar esta estratégia está a plataforma de computação in-memory Hana, que permite tirar partido de dados provenientes de variadas fontes através de analítica em tempo real.

A estratégia de transformação digital da SAP inclui mais de 2500 startups a trabalhar com Hana, mais de 4 mil clientes a funcionar sobre o ERP S/4 Hana e mais de 1600 a usufruir de Internet of Things (IoT).

No 19º piso da torre SAP, em Paris, está o Experience Briefing Center, um showroom onde a empresa recebe clientes de todo o mundo para demonstrar como pode ajudar não só a acelerar a transformação digital como a monetizá-la.

Foi neste centro de inovação – com uma vista privilegiada sobre Paris – que a SAP recebeu uma comitiva de jornalistas portugueses, para dar a conhecer a sua estratégia e partilhar exemplos de setores que estão a recorrer à sua plataforma para ganhar em eficiência e competitividade.


Chris Hallenbeck, global vice president of database and technology, frisou que a própria SAP se depara com a necessidade de permanecer relevante no atual contexto de negócios data driven. O responsável identificou as smart cities como uma das áreas mais promissoras, dando o exemplo de Pequim, de Buenos Aires e de Boston, três cidades que recorreram à SAP para proporcionar mais qualidade de vida aos seus cidadãos - a primeira para melhorar o tráfego, a segunda para combater o flagelo das inundações (através de manutenção preditiva) e a terceira para diminuir os seus níveis de criminalidade em 55%.

Outro exemplo de como a recolha e o tratamento da informação podem revolucionar os processos vem do mundo do desporto. O Bayern de Munique e o Manchester City são dois dos clubes europeus que estão a transformar-se pela IoT, recorrendo à SAP para analisar detalhadamente cada jogada e o desempenho dos jogadores ao longo dos 90 minutos de jogo, bem como a sua condição física. Também neste caso as capacidades de machine learning da plataforma permitem gerar valiosos cenários preditivos.

Outro dos use cases demonstrados diz respeito ao smart vending. Cem por cento conetadas, as novas vending machines permitem que os compradores paguem com os smartphones (via NFC) e que se conetem à máquina através de QR codes. Esta recolha de informação permite prever os produtos que cada cliente deverá adquirir – com base no seu histórico de compras – e fazer as sugestões mais acertadas (precision marketing).  O smart vending ilustra na perfeição como é possível transformar a experiência de compra através da união entre físico e digital, a maior transformação a ocorrer no retalho e uma das áreas que a SAP considera estratégicas.

 

Na edição de dezembro do IT Channel publicamos uma análise dedicada à atual estratégia da SAP

 

Recomendado pelos leitores

Salesforce anuncia disponibilização de solução de IA
SOFT

Salesforce anuncia disponibilização de solução de IA

LER MAIS

Salesforce lança recursos de marketing para fornecer experiências com base em IA
SOFT

Salesforce lança recursos de marketing para fornecer experiências com base em IA

LER MAIS

Agentes autónomos impulsionam transformação empresarial
SOFT

Agentes autónomos impulsionam transformação empresarial

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.