O Office já está disponível na Apple Store, com download free como reader. As funções de edição e criação são activadas com a subscrição Office 360 A Microsoft lançou ontem, 27 de Março,as aplicações nativas para iPad dos programas Word, Excel e PowerPoint . As três novas aplicações juntam-se as aplicações iOS já existentes da família Office; OneNote , Lync , OneDrive , OneDrive profissional, e uma aplicação OWA por e-mail baseada em Exchange.
Estas três aplicações não são versões resumidas dos “irmãos” para computador,pelo contrário são ricos em recursos , ferramentas poderosas para a criação e edição de documentos do Office.
E embora este Office para iPad, não possa replicar todos os recursos dos programas para desktop , eles oferecem um conjunto impressionante desses recursos .
Quem esperava um Office "Lite" vai ser agradavelmente surpreendido.
Mas na verdade , e tal como a apple faz com a sua suite Works, não existe um pacote Office para iPad, cada um dos programas pode ser descarregado separadamente a partir da Apple Store e são compatíveis com o iOS7 ou superior, portanto não compatível com os primeiros iPad.
As aplicações em si são gratuitas, e dessa forma todos os documentos Office podem ser lidos, mas o utilizador vai precisar de uma assinatura do Office 365 (Casa, Profissional, Pequenas e Médias Empresas ou Enterprise) para os desbloquear na edição e criação de novos documentos.
As aplicações são rápidas, foi um bom trabalho de adaptação e usabilidade ao interface do iPad.
Na apresentação feita pelo novo CEO da Microsoft, Satya Nadella em Seattle, foi transmitida a orientação estratégica “Microsoft’s mobile-first, cloud-first approach.” e para alem do Office para iPad , foi apresentado uma versão mais limitada mas gratuita para iPhone e smartphones Android que permite edição e criação básicas de documentos.
Não foi porem referido na apresentação uma versão Office para Tablet Android.
A Microsoft também anunciou a Enterprise Mobility Suite, um conjunto abrangente de serviços em cloud para ajudar as empresas a gerir os dados e serviços empresariais nos dispositivos que as pessoas usam no trabalho e em casa. Além disso, a empresa anunciou a disponibilidade futura do Microsoft Azure premium do Active Directory e melhorias para o Intune, um sistema de gestão de aplicações em ambiente BYOD.
"A Microsoft está focada em fornecer a Cloud para todos, em todos os dispositivos. É uma abordagem única que gira em torno de pessoas - permitindo que os dispositivos que você ama, trabalhem com os serviços que você ama”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft.
Canibal e concorrente ?
Dar ao iPad, e supostamente a tablets Android no futuro, capacidades que estavam exclusivamente reservadas ao Microsoft Surface não será limitar as vendas do hardware da Microsoft ? O canal de Parceiros do Surface é muito "estreito" mas esse poderá ser um motivo de preocupação para quem o Sales Pitch para vender o Surface no mercado empresarial era ser o único tablet que podia substituir um PC mantendo as aplicações.
Por outro lado para a Apple,o Office não deve estar a ser visto como um concorrente do seu iWorks, mas um aliado para as vendas do iPad. Desde sempre a Apple colmatou os atrasos da Microsoft na adaptação dos seus programas, com aplicações próprias decentes mas sempre "lite" do Office como o Pages o Numbers e o KeyNote. |