2015-4-28

SOFT

Apps móveis são o novo rosto das empresas

Um estudo da Oracle revela que a geração dos millennials está pouco disposta a usar produtos ou serviços de uma empresa com quem tenha tido uma experiência pouco positiva ao nível das aplicações móveis

Apps móveis são o novo rosto das empresas

Apesar dos jovens utilizarem os tablets em larga escala, os smarthphones continuam a ser o seu dispositivo de eleição para aceder às aplicações móveis.

Realizado em parceria com a Opinium Research LLP, o estudo inquiriu jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos a trabalhar em empresas internacionais nas regiões da EMEA, da APAC e da América do Norte, revela que quase 55% da geração millennials (indivíduos nascidos entre os anos 80 e os 2000), reconhece que, depois de ter uma experiência pouco positiva com as aplicações móveis, está pouco predisposta a usar os seus produtos ou serviços dessa empresa.
Segundo o estudo mundial “Millennials and mobility: how businesses can tap into the app generation”, 39% dos millennials também não está inclinado a recomendar a terceiros os produtos ou serviços de uma empresa depois de ter tido uma experiência pouco positiva com as suas aplicações - 27% admite mesmo que transmitirá uma perspetiva negativa da empresa, dos seus produtos e serviços globalmente.

O estudo também revela que os millenials reagem mal às comunicações não solicitadas sob a forma de alertas automáticos que não sejam relevantes para as suas necessidades, preferindo os alertas que prestem apoio ou se revelem uma mais-valia.
Outros dados interessantes sobre os comportamentos dos utilizadores móveis desta geração indicam que 73% dos inquiridos gostam de poder comprar produtos ou serviços através de uma aplicação móvel; 71% gostam de poder gerir a faturação dos seus serviços no smartphone e 65% gostam de poder pedir esclarecimentos ou apresentar reclamações através destas aplicações.

Smartphones são dispositivos de eleição
O estudo aponta para uma discrepância na utilização das aplicações nos smartphones e nos tablets. Apesar dos jovens utilizarem os tablets em larga escala, os smarthphones continuam a ser o seu dispositivo de eleição para aceder às aplicações móveis. Por exemplo, 61% dos millenials carregou conteúdos de media utilizando uma aplicação no smartphone, quase o dobro do número que o fez através do seu tablet (35%). No que diz respeito a transferir dinheiro para um amigo, 48% utilizou uma aplicação num smartphone para o fazer, e apenas 22% usou as aplicações no tablet. “Há claramente muito espaço para inovar nas aplicações para tablets, bem como nas aplicações para os phablets de maior dimensão, e as empresas que conseguirem abarcar este desafio estarão numa posição privilegiada para capitalizar as oportunidades de um mercado ainda em maturação. Muitos millenials possuem vários dispositivos conectados, o que significa que as empresas terão que ser capazes de oferecer uma experiência aplicacional consistente e com muita qualidade em todos eles, se realmente querem oferecer mais-valias aos seus clientes”, sublinha Suhas Uliyar, VP Mobile Strategy and Product Management da Oracle

Recomendado pelos leitores

Salesforce anuncia disponibilização de solução de IA
SOFT

Salesforce anuncia disponibilização de solução de IA

LER MAIS

Salesforce lança recursos de marketing para fornecer experiências com base em IA
SOFT

Salesforce lança recursos de marketing para fornecer experiências com base em IA

LER MAIS

Agentes autónomos impulsionam transformação empresarial
SOFT

Agentes autónomos impulsionam transformação empresarial

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.