A mais recente versão 2.4 da plataforma EPLAN já está disponível para descarregar e, pela primeira vez, também na versão de 64 bits. Globalmente, o sistema CAE impressiona por proporcionar oportunidades adicionais para aumentar a eficiência durante o processo de engenharia. A representação simplificada das redes de comunicação PLC permite que a sua documentação e gestão sejam não só mais claras, mas também mais simples. A gestão de subprojetos melhora a visão geral do projeto. É possível extrair de um projeto determinadas seções de maneira a poder editá-las individualmente e posteriormente combiná-las novamente no projeto final. Consequentemente, é criada documentação completa e de elevada qualidade o que permitem aos utilizadores focalizarem-se especificamente nas suas tarefas. Outra opção útil é a proteção contra alterações de partes do projeto que já tenham sido aprovadas: isto significa que não é possível modificar objetos que pertençam a estas áreas. Deste modo, áreas que tenham sido totalmente definidas ou peças que já tenham sido fabricadas não podem ser alteradas involuntariamente.
O objetivo é: obter uma qualidade de dados mais elevada
Agora é possível atingir a correta e previsível introdução de dados em toda a plataforma recorrendo a propriedades configuráveis e definidas pelo utilizador. Os utilizadores podem criar listas de seleção contendo valores padrão. Estas listas garantem resultados corretos durante a filtragem para relatórios. Foram também implementadas verificações de erros ao nível da base de dados de gestão de peças por forma a garantir a precisão dos dados, melhorando assim a qualidade dos dados das peças. Este processo era manual e complexo, contudo agora o sistema executa automaticamente as verificações.
Melhor navegação para manutenção
A navegação pelo projeto é cada vez mais fácil e rápida, uma vez que todas as referências cruzadas apresentadas podem agora ser utilizadas como atalhos (hyperlinks). Também é possível exportar estes atalhos para PDF, tornando o PDF uma importante referência para os engenheiros da manutenção. Esta alteração facilita muito a utilização da documentação digital por parte dos funcionários responsáveis pela manutenção. Um novo tipo de relatório para dispositivos distribuídos permite que os utilizadores apresentem as informações do projeto de uma forma muito mais fácil e simples num único relatório que pode ser utilizado tanto na produção como na manutenção. Este relatório completo dos dispositivos pode conter todos os seus dados, como por exemplo, colocações, textos de função ou símbolos gráficos. Ao ser incluída na documentação, esta função ajuda, por exemplo, no caso de falhas, a identificar mais rapidamente os componentes e a aceder a todos os seus dados técnicos.
Outras normas suportadas
A plataforma EPLAN é compatível com várias normas, como por exemplo, a IEC 81346, no entanto, agora também é possível identificar as páginas dos projetos em conformidade com a norma IEC 61355. Este tipo de identificação permite que os utilizadores utilizem designações de objetos durante a organização da documentação. Podendo ser atribuído um documento como, por exemplo, uma página do projeto a um determinado objeto (função, localização ou produto) através destas designações de objeto. Os utilizadores também podem utilizar este tipo de identificador em conjunto com interfaces ligados a sistemas PLM/PDM ou ERP.
IEC 61355.jpg e IEC 81346.jpg: A plataforma EPLAN é compatível com várias normas, tais como a IEC 81346 e a IEC 61355.
Comunicação em estruturas de barramento
Componentes inteligentes como, por exemplo, sensores de comunicação, acionamentos configuráveis ou atuadores programáveis, com protocolos de comunicação diversificados, necessitam de ser corretamente documentados numa estrutura de barramento. Consequentemente, era necessária uma nova e mais fácil abordagem na gestão dos sistemas de barramento PLC. Na nova versão do EPLAN foi implementada a possibilidade de definição destas redes de comunicação através do esquema unifilar. Os utilizadores podem agora integrar nos sistemas de barramento outros dispositivos, tais como conversores, motores ou válvulas com ligações de barramento. Por este motivo, foi melhorada a compatibilidade com diferentes dispositivos e sistemas de comunicação. A troca de dados entre o EPLAN e as aplicações de programação PLC foi agora estendida a novos fabricantes, como por exemplo a ABB, a Mitsubish e a 3S (CODESYS).
Os clientes com contratos de serviço de software podem descarregar gratuitamente a plataforma EPLAN 2.4: www.eplan.de/support_eplan |