2024-11-18
Para a Salesforce, a terceira onda da inteligência artificial chegou com os agentes que capacitam a automatização de processos complexos
A Salesforce está a transformar a forma como humanos e agentes impulsionam em conjunto o sucesso das empresas através do Agentforce. A plataforma de agentes autónomos, que inaugura uma nova fase na transformação digital das empresas, possibilita às organizações de qualquer dimensão a automatização de processos complexos, libertando as equipas de tarefas repetitivas, para que se possam concentrar em atividades de valor mais elevado. Com funcionalidades que vão além da geração de respostas, o Agenforce executa ações concretas e específicas – como trocar datas de reservas no setor do turismo, ou efetuar a troca de uma peça de roupa por um tamanho diferente, com a entrega numa nova morada, ajudando a melhorar a eficiência e a produtividade em setores como vendas, marketing e atendimento ao cliente. Num encontro com jornalistas, realizado esta manhã nas instalações da Salesforce em Lisboa, a equipa mostrou como a nova plataforma permite que as empresas construam agentes autónomos personalizados ou adaptem agentes pré-configurados às suas reais necessidades. Utilizando o Data Cloud e o motor de raciocínio Atlas, os agentes trabalham com dados em tempo real, tomando decisões de forma autónoma, aumentando a capacidade de resposta e agilidade nas operações diárias. Esta automação representa um avanço para as empresas que procuram uma maior escalabilidade, confiança e segurança nos seus processos de IA. Esta tecnologia será também apresentada pela Salesforce aos seus clientes, no evento Agents of Change, organizado em conjunto com a IDC, e que decorre amanhã, dia 19 de novembro, em Lisboa. Fernando Braz, Country Leader da Salesforce em Portugal, destacou que “não há dúvidas de que nos encontramos na terceira onda da Inteligência Artificial, uma era em que os agentes autónomos têm a capacidade para apoiar equipas e transformar a forma como trabalhamos. Na Salesforce, orgulhamo-nos em liderar este avanço, permitindo que as empresas, em todos os setores, implementem soluções com impacto real, melhorando a experiência dos seus clientes e otimizando o desempenho dos seus profissionais”. O Agentforce é o que a IA deve ser, respondendo às necessidades e exigências das empresas que pretendem competir num mercado digital em constante evolução. A forma como os profissionais trabalham está a transformar-se, e as empresas do futuro vão aliar a sua força de trabalho de profissionais especializados com agentes autónomos que, além de terem a possibilidade de gerar conteúdo ou sugerir respostas, também poderão gerir tarefas de atendimento, vendas, marketing e comércio, para aumentar a eficiência. Assim, os profissionais podem gastar menos tempo em tarefas repetitivas e focar-se na agregação de valor. Um bom exemplo de caso de uso é encontrado nos setores mais afetados por picos sazonais. No sector do turismo e viagens, por exemplo, verificam-se fortes aumentos na procura de serviços durante os períodos de férias. Muitos dos pedidos de informação ou muitos dos procedimentos podem ser automatizados (como alterações de datas de reservas, cancelamentos ou alterações de dados de viajantes, por exemplo). A utilização de agentes independentes tornará o processo mais eficiente, não sobrecarregando recursos humanos com tarefas simples. “Atualmente, vemos já muitas coisas aparentemente atrativas que estão a ser feitas com os LLM, mas que recolhem informações genéricas da Internet e, no momento de serem implementadas num negócio, podem reproduzir os mesmos problemas de distorções nas informações que vemos diariamente nas redes sociais, ou alucinações causadas por dados defeituosos”, explicou, durante o evento, Tiago Esteves, Principal Solution Engineer da Salesforce. “O Agentforce está preparado para integrar a IA em cada empresa com bastante precisão, recolhendo dados específicos do seu CRM. Isto é algo que faz a diferença e torna a resposta muito mais alinhada com o que está a ser solicitado”. |