2015-11-06
A Context avança que 187 mil PCs Windows 10 based foram fornecidos através do Canal europeu nas primeiras semanas de outubro. Apesar deste ligeiro aumento, o nível de aprovação permanece menor do que em versões anteriores do Windows, especialmente no segmento de consumo.
A taxa de adoção de PCs com Microsoft Windows 10 pré-instalados aumentou significativamente no início do quarto trimestre. De de acordo com a Canalys, nas primeiras duas semanas e meia de outubro, três meses após o lançamento do novo sistema operativo, um total de 187 mil novos PCs com o Windows 10 foram vendidos através de distribuidores da Europa Ocidental, um número que equivalente a uma participação de 34,5 por cento do Windows Home e uma quota de 14,7 por cento no segmento Pro do Windows (incluindo a versão de atualização do Windows 7 para o Windows 10).
Os fabricantes que mais impulsionaram a transição para o Windows 10 no Canal, em outubro, foram a HP, a Acer, a Lenovo, a Asus e a Toshiba.
A maioria dos novos PCs com o Windows 10 vendidos foram laptops de consumo (92 por cento), dos quais 13 por cento foram convertíveis dois-em-um. No setor empresarial a HP, a Fujitsu e Lenovo foram os fabricantes que mais impulsionaram a transição para o Windows 10 Pro. O hardware comercializado inclui desktops, notebooks e estações de trabalho, a maioria dos quais baseados na versão de upgrade do Windows 7 Pro para o Windows 10 Pro.
Apesar deste aumento significativo nas vendas no início do quarto trimestre, a taxa de adoção do Windows 10 é ainda mais baixa do que na maioria das versões anteriores do Windows, especialmente no segmento de consumo.
Em 2007, o Vista foi pré-instalado em 67 por cento dos novos PCs Windows Home vendidos pelos distribuidores nas primeiras semanas do terceiro mês após o seu lançamento, enquanto o Windows 7 alcançou uma quota de 76 por cento no mesmo período, após o seu lançamento em 2009, e Windows 8 para 83 por cento em 2012.
A adoção da versão empresarial de todos os antecessores do Windows 10 era mais lenta do que a versão inicial, mas, mesmo assim, o Windows 7 estava pré-instalado em 63 por cento dos PCs Windows empresariais vendidos na primeira semana do terceiro mês após o seu lançamento.
Há uma série de razões para esta baixa taxa de adoção: o Windows 10 é o primeiro sistema operativo que está disponível em upgrade gratuito para muitos utilizadores Home, a disponibilidade de novos produtos foi adiada pelo release tardio da Build e pelo processo de transição ter sido dificultado significativamente por altos níveis de inventário de PCs no Canal.
|