2014-11-27

...AAS

Parlamento Europeu apoia desmembramento da Google

A decisão tomada pelos deputados europeus incita a Comissão Europeia a desintegrar a Google e outras empresas do género, de modo a que separem os motores de pesquisa dos seus demais negócios

Parlamento Europeu apoia desmembramento da Google

O Parlamento Europeu recomenda que a Comissão investigue de forma mais aprofundada as práticas dos motores de pesquisa, cuja transparência diz ser fundamental para um mercado único digital.

Com 384 votos a favor, 174 contra e 56 abstenções, o Parlamento Europeu aprovou a proposta de resolução que sustenta a ideia de um mercado digital único na Europa, defendendo que as tecnológicas devem separar o seu negócio dos motores de pesquisa dos seus outros serviços comerciais. Apesar de a Google não ser visada directamente na proposta, cuja aprovação não é vinculativa, é caso para dizer que “para bom entendedor meia palavra basta”.

Com base na votação, o Parlamento Europeu incita a Comissão Europeia, órgão com poder executivo, a “prevenir qualquer abuso no marketing de serviços interligados por parte de operadores de motores de pesquisa online”, acrescentando ainda que “a indexação, avaliação, apresentação e ranking por parte de motores de pesquisa deve ser imparcial e transparente”.

A votação surge no seguimento de um processo de investigação que a Comissão Europeia está a levar cabo sobre a Google, sustentado na alegação de que os seus algoritmos de pesquisa e resultados violam a lei da concorrência. O Parlamento Europeu recomenda mesmo que a Comissão investigue de forma mais aprofundada as práticas dos motores de pesquisa, que considera de “particular importância na garantia de condições competitivas no seio de um mercado único digital”.

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.