2020-9-24
Segundo a Gartner, 90% das grandes organizações em todo o mundo terão investido em alguma forma de Automação de Processos Robóticos até 2022
Tendo em conta as dificuldades que a economia global enfrentou este ano devido à pandemia, o avanço do mercado de Automação de Processos Robóticos (RPA) até 2020 tem sido surpreendente para muitos. De acordo com os últimos dados da Gartner, este ano o mercado vai aumentar as suas receitas em 11,9% em relação ao ano anterior, atingindo cerca de 1,59 mil milhões de euros. E esta situação ocorrerá mesmo que o preço médio das soluções de RPA diminua 10% a 15% este ano. A indústria fez este progresso devido ao confinamento decretado por muitos governos que valorizaram as possibilidades oferecidas por esta tecnologia para muitos postos de trabalho, e permitiram que muitas empresas continuassem a operar normalmente. Isto tem dado mais força à já crescente tendência da adoção de RPA, e de acordo com os especialistas da Gartner em 2021, as receitas deste mercado vão crescer ainda mais, a uma taxa anual de 19,5%, que atingiria cerca de 1,89 mil milhões de euros. Os especialistas prevêem ainda que a receita continuará a aumentar a uma taxa de dois dígitos até 2024. Neste relatório, o vice-presidente da Gartner Research, Fabrizio Biscotti, explica que "o fator-chave para os projetos de RPA é a sua capacidade de melhorar a qualidade, a velocidade e a produtividade dos processos, cada um dos quais é cada vez mais importante, uma vez que as organizações tentam satisfazer as exigências de redução de custos durante a COVID-19. As empresas podem avançar rapidamente com as suas iniciativas de otimização digital investindo em software RPA, e esta tendência não vai desaparecer por enquanto”. Segundo a Gartner, 90% das grandes organizações em todo o mundo terão investido em alguma forma de Automação de Processos Robóticos até 2022, de forma a potenciar digitalmente processos de negócio críticos através da resiliência e escalabilidade, ao mesmo tempo que recalculam o valor e a necessidade de trabalho humano. Na opinião de Cathy Tornbohm, vice-presidente de investigação da Gartner, “a procura de RPA vai crescer e os prestadores de serviços irão impulsionar mais consistentemente as soluções de RPA para os seus clientes devido ao impacto da COVID-19. Uma menor dependência de uma força de trabalho humana para processos digitais rotineiros será mais atrativa para os utilizadores finais, não só devido aos benefícios de redução de custos, mas também para garantir o seu negócio contra impactos futuros como esta pandemia". |