2022-3-28
Oito em cada dez MSP acreditam que as alterações feitas devido à situação pandémica tiveram um efeito positivo
Um número crescente de MSP estão a apostar em novas abordagens de negócio e a adicionar serviços premium mais sofisticados às suas carteiras, revela um novo estudo da CompTIA. O inquérito conclui que a maioria das empresas está cautelosamente otimista em relação às suas perspetivas de negócio devido, em certa medida, às ações que tomaram durante a pandemia. "Como muitas empresas, os MSP foram afetados por dois anos de turbulência económica induzida pela pandemia", afirma Carolyn April, Diretora sénior de análise da indústria na CompTIA Os MSP inteligentes apoiaram o seu negócio, expandindo-se para novas áreas de serviço e reforçando áreas como a melhoria da experiência do cliente e os esforços de marketing. Muitos dos MSP também capitalizaram a mudança massiva para o trabalho remoto, equipando e gerindo as redes tecnológicas do cliente. Oito em cada dez assinalam que as alterações introduzidas nos últimos dois anos tiveram um efeito positivo e 53% estão otimistas ou muito otimistas em relação às suas perspetivas para os próximos 12 meses. Entre 11% e 14% dos inquiridos são pessimistas ou muito pessimistas sobre o estado do mercado de serviços geridos e/ou sobre o seu próprio negócio durante o próximo ano. Novas áreas de negócioUma vez que os clientes têm mais opções do que nunca para comprar as suas soluções de IT diretamente, os MSP continuam à procura de áreas onde podem acrescentar valor. Proporcionar uma grande experiência ao cliente supera as suas prioridades. Quase metade (46%) dos MSP afirma que as mudanças nos hábitos de aquisição de clientes estão a impulsionar a mudança no seu próprio negócio, enquanto 44% disseram que a procura de consultoria empresarial também os está a empurrar em novas direções. "Os clientes sobrecarregados com as opções precisam de ajuda para determinar a melhor solução para as suas necessidades de negócio", explica April. "A influência de consultoria da MSP pode cimentar uma confiança com clientes que pode ser lucrativo e valioso". A cibersegurança é outra área em que os MSP vêem como uma oportunidade para reforçar as ligações com os clientes. 93% afirma que a sofisticação da cibersegurança está a impulsionar a mudança nos seus modelos de negócio ou fá-lo-á nos próximos 24 meses. As empresas estão também a expandir-se para ofertas "premium", incluindo aplicações empresariais como serviço, análise de dados, serviços baseados na cloud e consultoria de conformidade e privacidade. Os MSP também continuam a explorar oportunidades com tecnologias emergentes como a Internet das Coisas, blockchain, inteligência artificial e realidade virtual. Quase metade dos MSP adicionou serviços premium às suas carteiras a um grau moderado no ano passado e 43% o fizeram a um nível significativo. Entre os que acrescentaram serviços premium, 62% disseram esperar ver um forte crescimento nesta categoria em comparação ao resto do seu negócio, enquanto 19% esperam um crescimento mais forte do que outros serviços. Por outro lado, os progressos nestas áreas emergentes são dificultados pelas realidades do mercado de trabalho atual. No inquérito da CompTIA, 44% afirmaram precisar de formação técnica entre os atuais funcionários e 37% têm tido dificuldade em contratar pessoas com as competências necessárias. |