2014-6-04

...AAS

Aumentar a competitividade das empresas nacionais

IBM debate soluções de social business, cloud e analytics

A IBM realizou no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, a Conferência IBM BusinessConnect 2014 (#IBMBCPT), o seu principal evento anual de soluções tecnológicas e que contou com mais de duas centenas de participantes entre clientes e parceiros de negócio. Este encontro de líderes empresariais e de TI veio confirmar que tendências como cloud, social business, mobile e analytics contribuem cada vez mais para a vantagem competitiva dos novos mercados e dos novos clientes, promovendo a interação entre o mundo físico e o digital

IBM debate soluções de social business, cloud e analytics

Este encontro de líderes empresariais e de TI veio confirmar que tendências como cloud, social business, mobile e analytics contribuem cada vez mais para a vantagem competitiva dos novos mercados e dos novos clientes

“A tecnologia deixou de ser apenas um fator de eficiência para passar a ser sobretudo um facilitador da experiência com o cliente e um fator de criatividade e inovação disruptiva, desempenhando cada vez mais um papel fundamental na transformação dos processos de negócio das empresas”, defendeu o Presidente da IBM Portugal, António Raposo de Lima.

Diego Segre, Vice Presidente de Software da IBM Espanha, Portugal, Grécia e Israel, acrescentou que “a tecnologia e, em particular, o software, confere o valor estratégico que as empresas necessitam para competir com êxito de forma global e aproveitar oportunidades que surjam noutras geografias, em novos mercados e através de novos consumidores. O software torna-se chave para transformar com criatividade”. Sublinhou ainda que todas as áreas das organizações são impactadas pelas dinâmicas tecnológicas que criam novos modelos de negócio, desenvolvem relações personalizadas com os clientes, promovem a liderança colaborativa, integram e otimizam os processos operacionais e acrescentam valor com a inovação de produtos e serviços.

A atual estratégia de valor e da transformação da IBM está baseada em três dinâmicas tecnológicas, data, cloud e systems of engagement, que juntas permitem a concretização das prinicpais áreas de crescimento da Companhia. “Extrair conhecimento dos dados contribui para a transformação dos setores, a nova era da Cloud vai redefinir o modelo TI das empresas e soluções de social business, mobilidade e analítica estão a mudar a forma como respondemos ao cliente-indíviduo em todos os canais de interação”, sustentou Ricardo Martinho, Diretor da Divisão de Software da IBM Portugal.

João Borbinha, Diretor de Informática da Victoria Seguros, partilhou a sua experiência na implementação de uma solução digital com recurso às tecnologias IBM. “A IBM dispõe de ferramentas de topo diferenciadoras que se destacam pela tecnologia individualizada mas sobretudo pela capacidade de integração que facilita o desenvolvimento da manutenção, conseguindo-se assim custos mais eficientes”, referiu. Com esta solução, a Victoria Seguros conseguiu otimizar e melhorar os seus processos de negócio, disponibilizando-os de forma integrada no seu Portal para clientes, agentes, e colaboradores.

O evento contou com um Momento Expresso que teve a participação de Ana Ventura Miranda, Diretora do Arte Institute, João Luís Baptista, Administrador Executivo da SIBS, João Torres, Presidente do Conselho de Administração da EDP Distribuição, Luís Reis, Chief Corporate Center Officer da Sonae, Maria do Carmo Marques Pinto, Diretora de Empreendedorismo e Economia Social da Santa Casa da Misericórdia e António Raposo de Lima, Presidente da IBM Portugal. Neste painel moderado por Ricardo Costa, Diretor do Expresso, “Competir na Nova Era Digital” foi o mote do debate.

O cliente-indivíduo que está no centro de tudo independentemente do canal em que compra ou consome; a informação como vantagem competitiva; a emergência das plataformas sociais e do digital que estão a criar uma transformação sem precedentes; a interseção entre o mundo físico e digital; e a forma como as TI podem criar valor e gerar eficiência, foram os tópicos-chave em discussão.

A conferência terminou com uma área de exposição onde foi possível assistir a demonstrações de soluções IBM e SoftINSA, empresa do grupo IBM, assim como dos parceiros de negócio: AIRC, Compta, Glintt, PSE e Safira.

Estas as soluções da IBM apresentadas na área de exposição:

- Big Data: InfoSphere Data Explorer, InfoSpher BigInsights, InfoSphere Streams, Puredata for Analytics.
- Business Analytics: Cognos Insight Personal Edition
- Cloud: PaaS & IaaS: Bluemix & Softlayer
- Mobile: IBM MobileFirst
- Cidades do Futuro: Inteligent Operations Center (IOC)
- Security: IBM Securuty Solutions e Trusteer
- Smarter Storage
- Smarter Process: IBM Advanced Case Manager
- Social Business: IBM Digital Experience
- SoftINSA: MAXIMO - Enterprise Asset & Service Management e SCCD - Smart Cloud Control Desk.

Programas de Canal 2025

Programas de Canal 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.