Diana Ribeiro Santos em 2021-8-11
A empresa açoreana renovou as suas soluções de proteção e monitorização de sistemas e atualizou o parque informático do datacenter
Criada em 1946 e atualmente constituída pela união de 23 cooperativas nas ilhas açoreanas da Terceira e Graciosa, a Unicol conta com uma equipa de cerca de 200 trabalhadores, aos quais se somam os 600 produtores de leite seus Parceiros. Dedicada à recolha de leite e comercialização de produtos lácteos, a Unicol opera ainda nas áreas de fabrico de rações, comercialização de gado para abate e conta com serviços de assistência veterinária e de inseminação artificial em animais. O Desafio Esta empresa, que comemorou recentemente 75 anos de história, embarcou no trilho da digitalização há vastos anos. Nos últimos tempos viu-se confrontada com um desafio adicional: a complexidade dos seus sistemas implicava a existência de um Parceiro em permanência para tarefas de apoio. Este cenário foi reforçado com a necessidade de intervenções urgentes e pontuais em sistemas críticos para o negócio da Unicol. A segurança e a disponibilidade, e consequentemente a monitorização dos sistemas, assumiam-se como uma preocupação fulcral para a empresa açoreana. A este argumento somou-se a maior complexidade de sistemas, que implicava uma Parceria com uma empresa com uma visão mais abrangente, capaz não apenas de facultar as respostas tecnológicas assertivas, mas também de sugerir alterações a implementar na infraestrutura. A Solução Após uma consulta ao mercado e sob recomendação de outros Parceiros, a Unicol contactou a Eurotux, explicando as necessidades prementes de continuidade no apoio à manutenção da estrutura informática e ainda o contínuo desenvolvimento da mesma para fazer frente aos desafios técnicos que o mercado coloca. Depois de um período de avaliação da infraestrutura e de definição de prioridades, a Eurotux concebeu uma solução específica para a Unicol com permanente monitorização. Essa solução passa pela criação de uma plataforma tecnológica que integra vários serviços, e em que a segurança é primordial, nomeadamente através da implementação de uma solução de disaster recovery que garante uma rápida recuperação dos sistemas em caso de desastre, avaria ou falha. Neste campo, destaque para o facto de todo o ambiente de produção estar replicado em sistemas de disaster recovery, em duas instalações da ilha terceira. Além de equipamentos IBM a infraestrutura de disaster recovery conta ainda com produtos para a implementação de alta disponibilidade da rocket software. Para Tiago Sacadura Leitão, IBM Server Sales Leader e IBM Global Markets "a Unicol é um cliente de longa data da IBM, que confia na IBM, e que demonstra uma enorme preocupação na disponibilidade e na segurança dos seus sistemas. A Unicol tem alojado o seu ERP em sistemas IBM Power, que são plataformas extremamente fiáveis, e encontrou na Eurotux um parceiro multidisciplinar que lhe permite tirar o melhor partido das soluções IBM, integrando-as no seu ambiente heterogéneo". Os Resultados José Teixeira, responsável informático da Unicol, indica como principal vantagem da implementação da solução da Eurotux "a monitorização em tempo real dos sistema", que permite ter conhecimento imediato de problemas que ocorrem na infraestrutura e garante "uma resposta em tempo útil". O mesmo responsável sublinha que a implementação da solução de disaster recovery "proporciona à Unicol uma maior segurança na operacionalidade dos sistemas e da própria organização" e assegura uma "diminuição muito significativa nos constrangimentos" sempre que possa suceder uma situação de desastre no data center. Além da implementação da solução de disaster recovery, também houve espaço para a materialização de uma nova abordagem no que se refere à segurança. Com a implementação de soluções de segurança de dados da Eurotux, a Unicol tem agora a sua informação protegida de forma mais robusta contra roubo ou adulteração de dados e os níveis de prevenção contra malware – seja de que natureza for (phishing, ransomware, entre outros) – com soluções de segurança e encriptação que protegem cerca de 80 endpoints, entre desktops, portáteis e equipamentos móveis. Com o modelo de contrato de serviços da Eurotux, a Unicol tem acesso a uma ampla variedade de serviços, concebida à sua medida, permanentemente monitorizada e com uma resposta célere. A Eurotux atua ainda de forma preventiva, com planos de manutenção pré-definidos, com testes de funcionamento definidos, com gestão de serviços que incluem reuniões periódicas, que permitem à Unicol aceder a métricas que refletem o seu estado de evolução (número de casos abertos, número de avarias, tempos de resolução, sugestões de melhoramento, gestão das versões, releases, firmware, entre outras). A insularidade da Unicol permitiu uma fácil adaptação ao modo de Parceira baseado em contactos remotos, mas a Eurotux desloca-se às ilhas Terceira e Graciosa sempre que existe necessidade de uma assistência local, ou pelo menos uma vez por ano, para vistoria técnica das soluções implementadas. “A Eurotux opera no mercado das tecnologias de informação com um grau de profissionalismo e eficácia que nos deixou francamente satisfeitos, satisfação essa que se mantém até hoje”, afirma José Teixeira. Já para Jorge Paiva, Diretor Comercial da Eurotux explica que "é com enorme orgulho que olhamos para um cliente como a Unicol. Iniciamos a nossa relação em 2014 e os progressos na vertente do IT têm sido contínuos, seja pelo investimento nas infraestruturas, seja na evolução dos serviços e dos processos. A enorme preocupação pela segurança demonstra o cuidado que a Unicol tem com os seus sistemas e com os seus dados, o que significa um alinhamento perfeito com as prioridades que a Eurotux define para os seus clientes". "É muito gratificante complementar a prestação dos serviços da equipa de informática da Unicol, com os serviços de suporte, manutenção e monitorização da Eurotux. O trabalho remoto e a cooperação entre as duas equipas têm funcionado na perfeição. A Unicol, sem dúvida, é um cliente de referência da Eurotux", conclui. |