Luís Silva, Diretor da Unidade de Negócio de Azure, Microsoft Portugal em 2021-6-16
Todos os negócios hoje são digitais e o seu sucesso depende em larga medida das funcionalidades e das contínuas inovações que estão apenas disponíveis em Cloud Computing
A adoção de cloud tem vindo a crescer de forma consistente ao longo dos últimos anos e durante a pandemia aumentou de forma exponencial. Muitas organizações sofreram as consequências de não terem aplicações de negócio ágeis, assim como de não utilizarem serviços mais resilientes, tendo tido enormes dificuldades durante as primeiras fases da pandemia. Agora, com a estabilização económica a regressar, começamos a ver uma clara alteração nos comportamentos e um aumento nas prioridades definidas no que respeita à adoção de cloud. O crescimento na adoção de Cloud Pública, tornou popular e fez crescer o número de soluções disponibilizadas na cloud como Infra- -estrutura como um serviço (IaaS), Plataforma como um serviço (PaaS) e, essencialmente, Software como um Serviço (SaaS). A adoção de soluções SaaS é a que tem tido o maior crescimento em Portugal, sendo a Microsoft líder destacado nesta área. Com a maturidade na utilização de cloud a aumentar, os clientes estão a tornar-se mais exigentes e começam a procurar soluções inteligentes que funcionem como aceleradores para o negócio com acesso rápido a tecnologias inovadoras como, por exemplo, Inteligência Artificial (IA) ou Machine Learning (ML). Nota-se claramente uma alteração de paradigma, no sentido do abandono de aplicações monolíticas em favorecimento de soluções cloud, mais ágeis e mais portáteis, que utilizem microserviços e APIs públicas, que reduzam o esforço de integração entre soluções. É o surgimento de uma nova geração de SaaS ou, se quisermos, um novo conceito em que passamos a ter tudo disponibilizado como um serviço ou Cloud XaaS (em que o X é substituído pelo nome da solução). A lista de soluções Cloud XaaS continua a aumentar, sendo alguns dos exemplos mais populares:
Mas muitos outros serviços estão a imergir como KaaS (Knowledge as a Service), MaaS (Monitoring as a service), AIaaS (Artificial Intelligence as a service), BaaS (Backup as a Service), DRaaS (Disaster Recovery as a Service), DBaaS (Database as a Service), NaaS (Network as a Service) entre outros. Existe um conjunto de benefícios associados à utilização de Cloud XaaS, tais como:
Embora a lista de benefícios seja extensa, existem também alguns desafios dos quais se destaca:
A facilidade de acesso a soluções como um serviço e a um enorme poder de computação (a todo o tipo de organizações independentemente da sua dimensão) aumentou a competitividade das organizações que, para terem sucesso nos seus negócios, precisam de foco naquilo em que são realmente diferenciadoras, fazendo outsourcing das áreas que não fazem parte das suas competências essenciais. Só assim se tornarão mais eficientes, mais ágeis, reduzindo o risco e fornecendo serviços mais resilientes e de maior qualidade. É aqui que o Cloud XaaS e a Microsoft podem ajudar!
Conteúdo co-produzido pela MediaNext e pela Microsoft |