2015-1-28

...AAS

Big Data gerará 112 milhões de euros de investimento em 2015

Um estudo da Online Business School (OBS) estima que o investimento em Big Data será de 112 milhões de euros em 2015, o que gerará 4,4 milhões de empregos em todo o mundo

Big Data gerará 112 milhões de euros de investimento em 2015

a OBS estima que o PIB da União Europeia crescerá 1,9% até 2020 graças ao Big Data.

O mesmo estudo revela que nos últimos dez anos foi criada mais informação que em toda a história da humanidade e prevê que as ligações à Internet através de dispositivos móveis ultrapassem os 10 milhões em 2018. Esta realidade torna os dados a nova moeda de troca e, que através dela, as empresas podem melhorar a sua estratégia de produto e o processo de tomada de decisão, criando modelos preditivos que ajudem a prevenir situações negativas.

Graças ao Big Data, a OBS estima que o PIB da União Europeia crescerá 1,9% até 2020, com 79% das empresas a acreditarem que as soluções de Big Data vão melhorar o processo de tomada de decisão. Por seu turno, 58% acredita que este será um fator determinante para o sucesso, ao passo que 36% confessam já estão a tirar partido das vantagens competitivas destas soluções.

Os maiores investimentos em soluções de Big Data serão realizadas nas áreas do Comércio, Indústria, Saúde, Informação e Telecomunicações, Banca e Finanças, Seguros e Administração Pública, de acordo com a OBS. Dentro da empresa, o Big Data é utilizado principalmente nas decisões estratégicas (78% da utilização), seguido dos departamentos de Marketing e Comunicação, 73%. Os departamentos de TI, Desenvolvimento de Produtos e o Serviço ao Cliente apresentam percentagens superiores a 62%, enquanto que a área que menos utiliza as soluções de Big Data são os RH, com 43%.

“O Big Data é uma filosofia de negócio em que decidimos utilizar todos os dados que temos à nossa disposição em benefício da empresa. Não é apenas uma tecnologia, mas uma decisão de negócio que se desenvolve em estreita colaboração com o departamento de TI. Devido à importância que tem, sabemos que o futuro do Big Data é promissor e durante os próximos anos não fará mais que crescer e adaptar-se segundo as necessidades dos clientes”, explica José Ándres García, diretor geral da Teradata Espanha. “Dentro de três a cinco anos a utilização de soluções de Big Data serão já uma prática comum nas empresas. A rápida evolução deste sector exige que nos mantenhamos em contínua adaptação”, acrescenta.

Outros indicadores apontam o valor crescente dos dados: o tráfego de dados gerado através de smartphones crescerá 63% nos próximos quatro anos, com a tecnologia M2M (Machine-to-Machine),um aumento dados na ordem dos 113%. Por outro lado, as PMEs irão investir mais de 67 mil milhões de euros em Cloud Computing, a nível mundial

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

IT CHANNEL Nº 109 JULHO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.