Rui Damião em 2021-2-25
Em entrevista ao IT Channel, Kevin Isaac, Senior Vice President of Sales da Sophos EMEA, relembra que todas as empresas do mundo já foram atacadas, mas que é necessário que as pequenas e médias empresas tenham acesso ao mesmo tipo de cibersegurança que as grandes organizações têm
Kevin Isaac, Senior Vice President of Sales da Sophos EMEA
É sabido que todas as organizações já sofreram algum tipo de ciberataque. Assim, é necessário que as empresas se protejam para minimizar o impacto que um ciberataque lhe pode causar. Este é um tema que pode ser explorado pelos Parceiros de Canal quando abordam os seus clientes, principalmente pequenas e médias empresas. Kevin Isaac, Senior Vice President of Sales da Sophos EMEA, explicou ao IT Channel que “uma boa segurança cibernética não é apenas para as grandes empresas”. Cibersegurança para todosA Sophos tem soluções para todos os tipos de empresas, desde às pequenas até à grandes. No caso da Sophos, que tem como principais produtos a proteção do endpoint e firewall – que “são os dois maiores pilares da cibersegurança” –, a empresa já oferece um single pane of glass para que os Parceiros possam fazer a gestão dos ambientes dos seus clientes. “Porque é que as empresas estão a falhar em cibersegurança? Acho que é pela visibilidade, a complexidade e todo o barulho dos ataques que estão a acontecer. Se pudermos simplificar, integrar e fornecer aos Parceiros uma ferramenta muito simples para serem capazes de gerir as redes dos seus clientes, definitivamente há aí valor”, comenta Kevin Isaac. O executivo reforça, também, a importância de os Parceiros fazerem uma transição para os MSSP. A Sophos já tem 70% do seu negócio na cloud e permite que os seus Parceiros adequem as suas ofertas à maneira como os clientes finais o desejam consumir. “Ainda estamos a fornecer modelos de licenciamento, mas, ao mesmo tempo, estamos a construir relacionamentos com fornecedores de serviços geridos em toda a Europa”, explica. Em última análise, a adoção de um modelo por licenciamento ou por serviço “depende do cliente”, de se “ele quer um modelo CapEx ou OpEx ou como querem consumir tecnologia”. SoluçõesKevin Isaac refere o serviço Management Threat Response (MRT), lançado em setembro de 2019. “O que isto faz é um serviço de monitorização para o nosso EDR; insere o EDR e, em seguida, o MTR monitoriza todo o ruído e a complexidade proveniente desse sistema EDR para fornecer alertas para as pessoas que precisam para que possam tomar medidas proativas”, explica. “Imagine como isso é importante para um Parceiro, por exemplo, em Lisboa onde tem 50 clientes e deve gerir todos os ambientes desses 50 clientes. Receber um alerta de um serviço gerido para fornecer monitorização muda o seu trabalho de reativo para proativo e permite que ofereçam serviços de valor agregado ao cliente final sobre o que fazer em vez de se perguntar o que está a acontecer”, indica, acrescentando que “achamos que há uma oportunidade aqui, não só na tecnologia e na integração dessa certificação de tecnologia, mas também num serviço abrangente que complementa o Canal”. CanalReforçando que a Sophos é uma empresa 100% de Canal, Kevin Isaac explica que a Sophos tem sido “amplamente considerada como uma das empresas mais amigáveis para o Canal”. A Sophos lançou um novo Programa de Canal no ano passado. A missão da Sophos é “fornecer cibersegurança a organizações de qualquer tamanho”. Isaac refere que “colocamos na nossa missão que queremos ser capazes de fornecer a mesma simplicidade, a mesma segurança, a mesma tecnologia” que as grandes empresas consomem “e disponibilizá-la a organizações de qualquer tamanho”. A Sophos conta com uma equipa em Portugal que pode ajudar os Parceiros que estão a dar os primeiros passos na venda de cibersegurança e que, diz, tem “um processo de integração que permitirá [aos Parceiros] avançar muito, muito rapidamente na venda de soluções de software as-a-Service”. |