2015-6-23

SECURITY

Securing Smart Cities

Acaba de ser posto em marcha o projecto Securing Smart Cities, uma nova iniciativa global sem fins lucrativos que tem como objectivo resolver os problemas de cibersegurança existentes e futuros das cidades inteligentes, através da colaboração e intercâmbio de informação entre diferentes organizações.

Securing Smart Cities

Peritos em segurança unem-se para proteger as cidades do futuro

Apoiado pelos principais analistas de segurança TI, incluindo a IOActive, a Kaspersky Lab, a Bastille e a Cloud Security Alliance, este projecto irá tornar-se num nó de comunicação entre as empresas, governos, meios de comunicação e ONGs de todo o mundo que participem na criação, melhoramento e fomento das tecnologias inteligentes e seguras para as cidades modernas, do futuro

O conceito de smart cities está em alta e muitas organizações de todo o mundo estão a trabalhar em soluções inteligentes para que estas cidades sejam eficientes em termos de energia, cómodas, ecológicas e seguras. Nem sempre se tem em conta a cibersegurança destas cidades inteligentes. No entanto, quanto mais cresce o projecto de smart city, maior é o risco potencial de sofrer um ciberataque. Se este problema não for abordado desde o princípio, será muito mais difícil enfrentá-lo mais à frente, fazendo com que a cidade fique vulnerável.

O objectivo final da iniciativa Securing Smart Cities é evitar estes riscos através de uma série de actividades, tais como:

• Educação nas cidades e fornecedores sobre a importância e benefícios de aplicar as melhores práticas de segurança
• Colaboração com os parceiros para partilhar ideias e metodologias
• Promoção da importância e dos benefícios da introdução da segurança desde o primeiro ciclo de vida de desenvolvimento de um projecto ou plano
• Criação de associações entre cidades, fornecedores e comunidade de segurança
• Criação de normas, directrizes e recursos que possam ajudar a melhorar a cibersegurança em todas as áreas relacionadas com as smart cities

Os participantes de Securing Smart Cities acreditam que a iniciativa pode ajudar a partilhar de uma forma eficiente e responsável o conhecimento sobre a cibersegurança das cidades modernas. Também irá envolver uma ligação entre fornecedores de equipamentos de automatização de infra-estruturas públicas e analistas de segurança para que ponham à prova a segurança desses produtos, bem como uma colaboração com as autoridades de cada cidade, no sentido de as ajudar a resolver conjuntamente os novos problemas de segurança.

"A cibersegurança de uma cidade moderna e inteligente não é algo que se possa resolver por sua conta. O conceito implica muitas tecnologias diferentes que se comunicam entre si e a única maneira de antecipar e eliminar todos os possíveis problemas de segurança é através da colaboração entre peritos de todo o mundo. É por isso que nasce agora este projecto", afirma Cesar Cerrudo, CTO da IOActive e membro do conselho da Securing Smart Cities.

"As cidades inteligentes representam uma grande oportunidade para o crescimento, a sustentabilidade e a melhoria social. No entanto, os projectos não podem simplesmente ser inteligentes; devem também ser seguros. A inclusão de tecnologias integradas e o aproveitamento da Internet das Coisas nas infra-estruturas da cidade trazem riscos que devem ser considerados e controlados para manter a segurança dos cidadãos. Queremos trabalhar com urbanizadores e construtores para criar essa consciência para as ciberameaças. Partilhar informação sobre como mitigar essas ameaças antes que possam afectar o público é fundamental", afirma Chris Rouland, fundador e CEO da Bastille e membro do conselho da Securing Smart Cities.

"Proteger as cidades inteligentes tem como objectivo resolver os ciberproblemas em cada etapa do desenvolvimento: desde a planificação até à execução efectiva das tecnologias inteligentes. Apelamos às autoridades da cidade, às equipas no terreno e aos fornecedores de software, assim como aos analistas de segurança, que se juntem ao debate", sublinha Patrick Nielsen, analista principal de segurança da Kaspersky Lab e membro do conselho da Securing Smart Cities.

Recomendado pelos leitores

Investimento em cibersegurança em Portugal deverá chegar aos 250 milhões de euros
SECURITY

Investimento em cibersegurança em Portugal deverá chegar aos 250 milhões de euros

LER MAIS

Lançada solução de assessment comportamental relacionada com cibersegurança em Portugal
SECURITY

Lançada solução de assessment comportamental relacionada com cibersegurança em Portugal

LER MAIS

Akamai adiciona novas capacidades ao Account Protector
SECURITY

Akamai adiciona novas capacidades ao Account Protector

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.