2018-11-16

SECURITY

Samsung Knox recebe certificação do Gabinete Nacional de Segurança

A Samsung é o primeiro fabricante de dispositivos móveis a receber uma certificação por parte desta entidade em Portugal

Samsung Knox recebe certificação do Gabinete Nacional de Segurança

A Samsung Knox, plataforma de segurança da Samsung, foi distinguida com a primeira certificação de segurança emitida por parte do Gabinete Nacional de Segurança (GNS) para produtos com a funcionalidade de voz móvel segura. A certificação de segurança atribuída pela entidade Portuguesa junta-se assim às outras 29 entidades governamentais, de países como os EUA e o Canada, que já tinham reconhecido na plataforma Samsung Knox os mais elevados parâmetros de segurança.

A Samsung Knox é uma plataforma de segurança que se encontra integrada nos smartphones, tablets e wearables da Samsung. Esta plataforma é criada a partir do chip e consiste na sobreposição de mecanismos de defesa e segurança que protegem os dispositivos e os utilizadores contra intrusões, malware e outras ameaças maliciosas.
Para o processo de auditoria, o GNS submeteu a plataforma Knox da Samsung, bem como os dispositivos móveis que a incorporam, a 220 horas de rigorosos testes de avaliação funcional e criptográfico que comprovaram o elevado grau de segurança da plataforma.

“Numa era em que, devido à digitalização dos processo e serviços, a segurança é um tema cada vez mais quente e preocupante, a obtenção de uma certificação de segurança por parte do Gabinete Nacional de Segurança é um marco significativo para a Samsung e para os seus clientes” diz Pedro Paiva, Director de Mobilidade Empresarial da Samsung Portugal. “Com esta distinção não só demonstramos o nosso compromisso em desenvolver soluções seguras e fiáveis, como reforçamos a confiança dos nossos clientes e utilizadores que depositam nos seus dispositivos móveis muita da sua informação pessoal e profissional, da qual a Samsung assegura a privacidade”, acrescenta.

Na avaliação foram examinados, entre outros, os processos de update do sistema operativo Android, mais precisamente os handshakes das assinaturas criptográficas, a robustez do Knox no encapsulamento seguro de dados sensíveis, não permitindo o acesso de aplicações móveis maliciosas, bem como a verificação do fluxo no arranque seguro do Android.

"Foram realizados diversas ações e testes, com o objetivo de aferir a resiliência digital da plataforma Knox. Em todos, constatou-se que a plataforma Knox não apresentou vulnerabilidades. Dos testes e ações referidos destacam-se: a geração e utilização de chaves criptográficas; os testes para garantir a separação de domínio; os testes à VPN; a análise à herança de dados nas aplicações importadas para a zona segura; e os testes criptográficos a chaves geradas param a zona segura e avaliação de permissões dos serviços presentes no sistema", comenta o Almirante António Gameiro Marques, diretor-geral Gabinete Nacional de Segurança.

 

Recomendado pelos leitores

Investimento em cibersegurança em Portugal deverá chegar aos 250 milhões de euros
SECURITY

Investimento em cibersegurança em Portugal deverá chegar aos 250 milhões de euros

LER MAIS

Lançada solução de assessment comportamental relacionada com cibersegurança em Portugal
SECURITY

Lançada solução de assessment comportamental relacionada com cibersegurança em Portugal

LER MAIS

Akamai adiciona novas capacidades ao Account Protector
SECURITY

Akamai adiciona novas capacidades ao Account Protector

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 112 NOVEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.