2018-3-26
O ano passado registou uma transição acentuada para modelos aaS na segurança, de acordo com a Canalys, com um crescimento duas vezes superior ao resto do mercado. No entanto, a consequente transformação do fluxo de receitas está a gerar tensão para os vendors
O mercado de security-as-a-service registou um forte crescimento em 2017 (21%), com um total de 4 mil milhões em receitas, no seguimento da cada vez maior adoção de soluções cloud empresariais. Este crescimento ocorreu a um ritmo duas vezes superior ao do mercado de segurança – software e hardware cresceram 5 e 10% anualmente, respetivamente, com um total combinado de 71 mil milhões de euros em receitas. A Canalys estima que a totalidade do mercado de segurança tenha alcançado os 31 mil milhões de euros em 2017, um crescimento combinado de 10%. “No último ano, fornecedores como a Cisco, McAfee e Trend Micro têm vindo a reforçar os seus portfólios, que agora incluem uma gama mais alargada de produtos, entregando praticamente o mesmo conjunto de funcionalidades de uma licença de software,” indica Claudio Stahnke, analista na Canalys. “A capacidade de comprar estes produtos a fornecedores de cloud pública e Parceiros de Canal tem também reduzido as complexidades de implementar produtos de segurança e, ao mesmo tempo, oferecer um processo de pagamento mais flexível, uma vez que o cliente pode acrescentar e remover postos de trabalho mensalmente.” A Canalys prevê que o crescimento do mercado de security-as-a-service se mantenha forte ao longo de 2018 e 2019, à medida que os fabricantes melhoram os seus portfólios e métodos de fornecimento. No entanto, esta transição para um fluxo de receitas à base de subscrições está a criar desafios para a indústria, especialmente no que toca a prestar contas a acionistas. Apesar do forte crescimento de security-as-a-service, os segmentos de hardware e software continuarão a crescer em 2018, detendo a maior quota no mercado de segurança. |