2015-2-24

SECURITY

Qual o preço de um ataque DDoS?

Cerca de 400 mil euros, de acordo com um dos mais recentes estudos. Aliás, mais de metade das empresas atingidas por estes ataques perderam temporariamente acesso à sua informação. Os gastos de reparação incluem a contratação de especialistas em segurança TI, o pagamento a advogados e gestores de risco e, inclusive, o aumento dos prémios de seguros

Qual o preço de um ataque DDoS?

em 29% dos incidentes, um ataque bem-sucedido de DDoS teve um impacto negativo na credibilidade da empresa.

De acordo com os resultados de um estudo elaborado pela Kaspersky Lab e pela B2B International, um ataque DDoS dirigido contra os recursos online de uma empresa pode causar perdas consideráveis, com valores que oscilam entre os 46 mil e os 395 mil euros. Segundo este estudo, 61% das vítimas de ataques DDoS perderam temporariamente o acesso a informação crítica para o seu negócio; 38% das empresas não foram capazes de prosseguir com a sua atividade principal; e 33% dos inquiridos perderam oportunidades de negócio e contratos. Além disso, em 29% dos incidentes, um ataque bem-sucedido de DDoS teve um impacto negativo na credibilidade da empresa, enquanto em 26% dos casos derivou num aumento nos prémios de seguros.

Recorde-se que um ataque DDoS tem como objetivo tornar um servidor, um serviço ou uma infraestrutura indisponíveis ao sobrecarregar a largura banda, ou fazendo uso dos seus recursos até que estes se esgotem.

O estudo inclui os custos de reparação das consequências de um incidente no cálculo da média de gastos realizados. Por exemplo, 65% das empresas consultaram especialistas em segurança TI, 49% das empresas pagaram para modificar a sua infraestrutura de TI, 46% das vítimas tiveram que recorrer aos seus advogados e 41% procurou a ajuda de um gestor de riscos.

“Um ataque DDoS bem-sucedido pode danificar serviços críticos para o negócio, trazendo graves consequências para a empresa. Por exemplo, os recentes ataques a bancos escandinavos (em particular, ao grupo finlandês OP Pohjola) causaram alguns dias de interrupção nos serviços online e também interromperam o processo de transacções com cartões bancários, um problema frequente em casos como este. Por isso, as empresas de hoje devem considerar a protecção DDoS como parte integrante da sua política geral de segurança TI. É tão importante como a protecção contra o malware, ataques dirigidos, fuga de dados e similares”, sublinha Vicente Díaz, analista principal de segurança da Kaspersky Lab.

A informação sobre ataques DDoS e a consequente interrupção do serviço da empresa tornam-se, muitas vezes, numa questão de domínio público. Segundo o estudo, 72% das vítimas revelaram informação sobre um ataque DDoS aos seus recursos. Mais concretamente, 43% dos inquiridos informaram os seus clientes sobre um incidente deste tipo, 36% avisaram os representantes de uma entidade reguladora, e 26% dirigiram-se aos meios de comunicação. Em 38% dos casos, registou-se algum tipo de prejuízo para a reputação das empresas e quase uma em cada três organizações afectadas tiveram que procurar a ajuda de consultores de imagem.

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