2021-2-16

SECURITY

Advertorial

Proteger o Trabalho Remoto

A pandemia COVID-19 causou a transição das empresas em todo o mundo para um ambiente de trabalho remoto a uma velocidade e escala sem precedentes

Proteger o Trabalho Remoto

O que em tempos foi “agradável de ter” para empregados e empresas tornou-se um “must have” quase da noite para o dia, com organizações em todo o mundo a deslocarem toda a sua força de trabalho para locais remotos de trabalho. Com a transição, as organizações tiveram de adaptar e desenvolver a sua abordagem, soluções e políticas de cibersegurança para permitir aos seus colaboradores trabalhar remotamente, aceder aos recursos da empresa com segurança e assegurar a continuidade do negócio.

No que tem sido um ano repleto de incerteza, surgiu uma tendência significativa – a de um futuro de trabalho flexível e híbrido. Tendo trabalhado remotamente durante um longo período, os colaboradores esperam agora continuar a ter a flexibilidade e a capacidade de trabalhar a partir de qualquer lugar, em qualquer altura e em qualquer dispositivo, numa era pós-COVID, mesmo quando regressarem ao escritório.

Isto acelerou a necessidade de as empresas reavaliarem a sua postura de cibersegurança, especialmente neste momento em que os líderes empresariais procuram construir empresas resilientes. A segurança pode ser a ponte para a resiliência das empresas, uma vez que pode permitir às empresas operar com flexibilidade, adaptando-se com segurança para proteger o presente e o que há-de vir a seguir. Para o conseguir, é fundamental assegurar que as redes e as soluções colaborativas sejam flexíveis, simples de utilizar, eficazes e seguras, quer sejam entregues através de data centers no local ou na cloud, e através de todos os dispositivos do utilizador – sejam de trabalho ou pessoais.

Com 70% das violações com origem em endpoints, não há dúvida de que os endpoints são um alvo principal de ataques. À luz da recente pandemia, os maus agentes aproveitam o momento, intensificando as campanhas de malware e phishing com a temática pandémica. Malware como LokiBot, FormBook e NanoCore que visam endpoints, incluindo dispositivos utilizados para trabalho remoto, estão a aumentar. Os sites fraudulentos florescem, tais como o falso Mapa de Infeções John Hopkins infetado por malware Azorult. Enquanto as organizações envolvidas no trabalho relacionado com a pandemia são especialmente visadas por atacantes que se aproveitam de utilizadores remotos que podem clicar mais rapidamente em urls ou anexos relacionados com a pandemia, abrindo inconscientemente “backdoors” para que o malware cause estragos.

Para as ameaças ao trabalho remoto... no endpoint

A proteção de todos os dispositivos que os colaboradores utilizam para aceder remotamente aos recursos da empresa é fundamental. Quando os utilizadores e os dispositivos estão fora da rede, os antivírus e outras medidas preventivas por si só não estão à altura das ameaças avançadas de hoje, incluindo as explorações de dia zero. É preciso ver um ataque a chegar, e não esperar para responder depois de chegar aos dispositivos. Temos que ser proativos e não reativos. Com uma abordagem de plataforma integrada à segurança dos endpoints, pode:

  • Proteger os dispositivos dos trabalhadores à distância, incluindo os seus computadores domésticos e telemóveis. Com múltiplas técnicas de proteção à sua disposição, pode bloquear automaticamente as ameaças conhecidas utilizando o antivírus de próxima geração. Pode defender as aplicações que os utilizadores remotos utilizam frequentemente, incluindo ferramentas de colaboração online como Zoom, Slack, Webex, Microsoft Teams e outros, contra explorações de dia zero, execução de código sem ficheiros e outros ataques de malware. É possível parar o resgate de software antes que este possa causar danos. E pode empregar “Machine Learning” para analisar comportamentos tais como atividades de comando e controlo, filtragem de dados e muito mais.
  • Ganhar visibilidade unificada e controlo de todos os dispositivos utilizados para trabalho remoto, permitindo ver todas as ameaças – de onde veio, onde esteve e o que está a fazer. Pode executar playbooks que o ajudam a acelerar o tempo de deteção e resposta, automatizando tarefas críticas como a realização de consultas ao vivo e a busca proativa de ameaças, e tomar medidas para bloquear automaticamente as ameaças conhecidas, isolando os pontos finais comprometidos e empregando outros mecanismos de redução de superfície de ataque.

Solução simples, segura e integrada de trabalho remoto da Cisco

A solução Endpoint Security da Cisco defende a sua força de trabalho remota, bloqueando os ataques nos endpoints antes de serem comprometidos, ao mesmo tempo que o ajuda a responder às ameaças rapidamente, de uma forma proativa. É uma parte integrante da solução Cisco Secure Remote Work, ajudando a acelerar o sucesso empresarial com segurança que funciona em conjunto, combinando o poder da Cisco:

Duo verifica a identidade de todos os utilizadores antes de conceder acesso às aplicações corporativas.

AnyConnect permite o acesso seguro à rede da empresa a qualquer utilizador, a partir de qualquer dispositivo, em qualquer altura e em qualquer local.

Umbrella fornece a primeira linha de defesa contra ameaças na Internet, onde quer que os utilizadores estejam.

O AMP para Endpoints fornece a última linha de defesa, permitindo proteção, deteção e resposta no endpoint contra ameaças conhecidas e desconhecidas.

SecureX protege o trabalho remoto com uma plataforma nativa de clouds incorporada que automatiza ações e permite decisões mais rápidas.

 

Conteúdo co-produzido pela MediaNext, pela Cisco e pela Comstor

TAGS

Cisco Comstor

Recomendado pelos leitores

Cisco adquire startup para melhorar segurança da Splunk
SECURITY

Cisco adquire startup para melhorar segurança da Splunk

LER MAIS

Comprometer software legítimo para ciberataques será mais recorrente
SECURITY

Comprometer software legítimo para ciberataques será mais recorrente

LER MAIS

Fortinet adquire Perception Point para reforçar segurança end-to-end
SECURITY

Fortinet adquire Perception Point para reforçar segurança end-to-end

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.