2014-6-19

SECURITY

Panda promete identificar 100% do software malicioso com novo serviço

Será utópico um futuro em que 100% do software malicioso que se apodera dos computadores é detectado? A Panda acredita que é possível e promete cobertura integral das ameaças de malware com o novo Panda Advanced Protection Service, apresentado em Madrid

Panda promete identificar 100% do software malicioso com novo serviço

O PAPS é um serviço de monitoração em tempo real que efectua um rastreio a todas as aplicações em execução

A Panda Security apresentou em Madrid uma solução de segurança que considera “disruptiva”, o Panda Advanced Protection Service (PAPS), que recorre à monitorização em tempo real – por oposição à tradicional detecção de ameaças – para sinalizar todo o malware instalado em todos os end points de um parque informático. Com este serviço de gestão, assente em cloud mas que requer uma instalação on premise, a empresa de segurança basca pretende “dar uma resposta ao gap na detecção de malware”, afirmou Diego Navarrete, CEO da Panda, e assim alcançar um “lugar de liderança” nas tendências de segurança da nova geração de tecnologias de informação. O objectivo de identificar 100% do código malicioso que entra nos end points é “ambicioso”, reconhece, mas “possível” graças à premissa desta nova solução: por oposição aos anti-vírus tradicionais, que “só detectam as ameaças classificadas como tal e só sinalizam as que se comportam como uma ameaça”, explicou Josu Franco, VP Corporate Development da Panda, o PAPS escrutina todas as aplicações que são executadas em cada computador, independentemente do seu comportamento e de serem ou não consideradas uma ameaça – o que, segundo a Panda, distingue esta solução de uma whitelist. “A maior parte do malware não se manifesta como tal e esse é o maior desafio”, referiu, o que pode explicar o facto de 18% do software malicioso não ser detectado pelos anti-vírus.

Dispositivos Android não estão esquecidos
O tracking exaustivo de toda a actividade é o que permite ao PAPS lançar um alerta automático sobre as aplicações maliciosas identificadas e, salientou Josu Franco, o serviço pode ser correlacionado com outros sistemas de segurança já instalados (mesmo que não sejam Panda). Além do alerta, a solução disponibiliza um relatório forense sobre o malware, indicando todos os seus passos desde o momento em que foi instalado, além de disponibilizar classificação em tempo real das ameaças detectadas. A Panda está de momento a desenvolver o nível seguinte de protecção do PAPS - medidas de descontamização executadas de forma automática assim que o código malicioso é sinalizado. Os dispositivos Android não estão esquecidos pela empresa basca, que prevê lançar uma versão específica para este sistema operativo.

Recomendado pelos leitores

Comprometer software legítimo para ciberataques será mais recorrente
SECURITY

Comprometer software legítimo para ciberataques será mais recorrente

LER MAIS

Cisco adquire startup para melhorar segurança da Splunk
SECURITY

Cisco adquire startup para melhorar segurança da Splunk

LER MAIS

Fortinet adquire Perception Point para reforçar segurança end-to-end
SECURITY

Fortinet adquire Perception Point para reforçar segurança end-to-end

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.