2015-1-26
Ao que parece, dentro de portas. A Online Trusted Alliance, organização não lucrativa que procura auxiliar as empresas com práticas de segurança mais eficazes, revelou no seu mais recente relatório que 90% das perdas de dados, entre janeiro e junho de 2014, se deveram a erros humanos, e não a ataques externos. Outra pesquisa indica que, na Europa, o staff de TI nem sempre chega para acompanhadar o ritmo de novas ameaças
A ausência de controlos internos, dispositivos ou documentos perdidos, bem como fraude, foram responsáveis por quase 30% dos incidentes que resultaram em perdas de dados para as empresas.
O mais recente guia da Online Trust Alliance (OTA) confirma o que há muito se suspeita: as condutas dos utilizadores são a maior ameaça à segurança de uma empresa. Nos primeiros seis meses do ano passado, apenas 40% das violações de dados que envolveram a perda de informação pessoal identificável foram causadas por ataques externos. Por outro lado, 29% foram provocadas acidentalmente ou de forma maliciosa por parte dos funcionários. O mesmo relatório diz ainda que, ao todo, 90% das infracções poderiam ter sido evitadas se as empresas tivesse redefinido as suas estratégias de mitigação dos riscos de segurança. |