2019-10-29
A empresa de segurança ESET a descoberta de uma campanha de adware na Google Play Store que afetou cerca de oito milhões de utilizadores de Android em todo o mundo no ano passado
Lukas Stefanko, investigador de cibersegurança da ESET, revelou que existiam 42 aplicações envolvidas nesta campanha, com 21 ainda disponíveis no início da investigação. "A equipa de segurança da Google removeu todas estas aplicações assim que reportámos a descoberta, mas ainda estão disponíveis em lojas de terceiros", explicou. As aplicações faziam parte de categorias variadas, como jogos simples, estações de rádio e download de vídeos, mas todos com o objetivo de monetizar anúncios através da navegação do utilizador, sem que ele saiba. Os adwares são capazes de não só exibir os anúncios, mas também reproduzir e fazer download para dispositivo sem consentimento. A vítima acaba por não se aperceber da tática, que envolve a criação de atalhos ocultos de acesso, fingindo tratar-se da Google ou do Facebook. "O adware substitui estas duas aplicações, fingindo ser legítimo, para evitar suspeitas e permanecer no dispositivo durante o máximo de tempo possível”. |