2017-3-24

SECURITY

O resgate milionário da Apple iCloud

O iCloud, a nuvem da Apple que sincroniza iPhones, Macs e iPads está sob uma ameaça a 250 milhões de contas. Os atacantes afirmam que vão apagar os iPhones.

O resgate milionário da Apple iCloud

A notícia que afirma que 250 milhões de dispositivos podem ser “limpos” está a ganhar corpo e já não pode ser considerada um simples boato.

Os factos conhecidos apontam para um resgate pedido à própria Apple em bitcoins por um grupo de hackers, chamado Turkish Crime Family, que ameaça inutilizar os iPhones e os dados sincronizados por Macs se o fabricante não pagar até ao dia 7 de abril.

Para quem não tem experiência na utilização de iPhones e Macs fica mais difícil entender o problema: digamos apenas que a iCloud, além de um serviço muito eficaz de sincronia automática de dispositivos da Apple (iPhone e iPads e Macs ), tem a capacidade de os formatar , ou seja, de os inutilizar temporariamente e de limpar todos os seus dados.

Esta funcionalidade foi criada por altura do lançamento do iPhone 3 e destina-se a que os  proprietários legítimos dos smartphones e computadores possam inutilizá-los remotamente em caso de perda ou roubo. Se o dispositivo for recuperado pode voltar a ser sincronizado por cabo, mas se o proprietário tiver decidido fazer o backup não pelo iTunes no seu computador  mas pela iCloud, e se essa tiver sido “limpa” pelo atacantes, então “adeus” ao dados.

A única declaração conhecida da Apple foi ao site californiano C/net, onde a empresa de Cupertino nega ter sido alvo de um ataque. No entanto, reconhece que os dados vieram de -"serviços de terceiros previamente comprometidos" e que está a fazer “uma monitorização ativa impedir o acesso não autorizado a contas de utilizadores”.

Isso parece estar relacionado com o que os hackers escreveram num e-mail na quarta-feira. Os hackers negaram qualquer violação direta dos sistemas da Apple, mas afirmam estar na posse dos dados de acesso destas contas, algo que claramente a Apple também acredita.

A recomendação óbvia para os utilizadores de iCloud é que troquem a password até ao dia 7 de Abril, uma vez que os hackers têm dados de acesso obtidos em 2016.

Ninguém sabe ao certo qual o valor do resgate pedido à Apple, tudo o que foi escrito nos últimos 2 dias é absolutamente especulativo sobre esse valor, resta saber quanto o fabricante está disposto a pagar para que os seus clientes não sejam incomodados mesmo que a culpa seja do comportamento destes. Também conta aqui a confiança que a Apple tem nas contramedidas que afirma estar a adotar.

O prestigiado site ZDnet teve acesso a uma amostra de 54 credenciais do grupo de hackers para verificação. Todas as 54 contas foram acedidas pelos jornalistas.

Para conhecer mais detalhes da investigação da ZDnet:   http://www.zdnet.com/article/apple-icloud-ransom-what-you-need-to-know/

Recomendado pelos leitores

Cisco adquire startup para melhorar segurança da Splunk
SECURITY

Cisco adquire startup para melhorar segurança da Splunk

LER MAIS

Comprometer software legítimo para ciberataques será mais recorrente
SECURITY

Comprometer software legítimo para ciberataques será mais recorrente

LER MAIS

Fortinet adquire Perception Point para reforçar segurança end-to-end
SECURITY

Fortinet adquire Perception Point para reforçar segurança end-to-end

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.