2024-9-03
Canalys indica que o número de Parceiros de Canal a disponibilizar serviços geridos de cibersegurança cresceu rapidamente, estando a aproveitar os serviços geridos de deteção e resposta para ajudar os seus clientes
A Canalys estima que os serviços geridos de deteção e resposta (MDR) cresçam 50% em 2024, atingindo um valor de nove mil milhões de dólares. Este valor deve-se, em parte, à crescente disponibilidade de serviços de centros de operações de segurança terceirizados, seja de fornecedores de serviços de segurança geridos (MSSP) ou de fornecedores de cibersegurança de IT. Diz a Canalys que existem, também, fatores externos que levam os clientes a adotar mais serviços de cibersegurança, tais como a regulamentação governamental, os requisitos de conformidade da cadeia de abastecimento e os requisitos de seguros cibernéticos. No entanto, os Parceiros que oferecem serviços de cibersegurança geridos também precisam de estar cientes exatamente do que estão a obter em termos de capacidade de resposta e remediação dos seus fornecedores de MDR externos. Um crescimento significativo no número de processos judiciais a envolver Parceiros de Canal e clientes finais em casos em que ocorreram violações cibernéticas mostra que existe uma desconexão entre os MSP e os clientes no que diz respeito aos deveres de ambas as partes. Assim, refere a Canalys, é importante que os Parceiros de Canal tenham um método claro de prestação de serviços de cibersegurança aos clientes, que começa na fase de avaliação ou consultoria e vai até à análise forense pós-violação. Os Parceiros de Canal estão a lidar com um cenário cibernético imensamente complexo. Em alguns casos, a tecnologia e as ameaças são apenas a ponta do icebergue. Os Parceiros devem compreender os seus clientes, reguladores, seguradoras, escritórios de advogados, ISV, prestadores de serviços externos e uma série de outros intervenientes nos seus ecossistemas. À medida que cada vez mais Parceiros oferecem serviços geridos de cibersegurança, é vital que tenham clareza sobre os serviços que podem fornecer e quais as lacunas que são preenchidas por terceiros, sejam eles operadores de helpdesk, MSSP, fornecedores ou outros. Devem também saber como comunicar esta realidade aos seus clientes, mantendo ao mesmo tempo a conformidade, não só para os seus clientes, mas também para eles próprios. |