2016-7-15
Segundo a Gartner, as receitas provenientes de software de segurança atingiram os 22,1 mil milhões de dólares em 2015, um crescimento de 3,7% face a 2014
O segmento que liderou foi o de security information and event management (SIEM), com o maior crescimento registado em 2015 (15,8%), enquanto o segmento de consumer security software teve a sua maior queda: 5,9%. Os cinco principais fabricantes obtiveram 37,6% de quota de mercado das receitas do software de segurança, o que significou uma queda de 3,1 pontos percentuais em relação a 2014. Estes mesmos fabricantes já tinham experienciado um decréscimo colectivo de 4,2% em 2015, enquanto os restantes conseguiram crescer 9,2%. "O fraco crescimento destes grandes fabricantes com portfólios com produtos complexos contrasta com o crescimento do mercado e a disrupção que está a ser realizada por fabricantes mais especializados de software de menos dimensão", indica Sid Deshpande, principal research analyst, Gartner. Apesar de ter sofrido a maior queda das suas receitas homólogas dos últimos três anos, a Symantec manteve o primeiro lugar, com -6,2% (3,4 mil milhões de dólares). Um dos fatores que contribuiu para a descida das receitas da Symantec foram as categorias de consumo e de plataformas de proteção de endpoint, que juntas verificaram um decréscimo de 7% em 2015, e de onde advêm 70% das receitas do fabricante. A Intel também sofreu desta tendência de decréscimo e viu as suas receitas caírem 4,1%, tendo totalizado 1,75 mil milhões de dólares em 2015. Também no caso da Intel, as categorias de consumo e de plataformas de proteção de endpoint são responsáveis por 75% das receitas da Intel, tendo contribuído para a sua descida global. O único dos cinco principais fabricantes a conseguir alcançar resultados positivos foi a IBM, cujas receitas cresceram 2,5% e totalizara, 1,45 mil milhões de dólares em 2015. Os resultados da IBM foram principalmente conduzidos pela sua performance no segmento de security information and event management. Tabela dos resultados dos fabricantes
Fonte: Gartner, julho 2016 |