2023-9-12
Segundo a IDC, a receita total do mercado mundial de dispositivos de segurança cresceu 7,6% no segundo trimestre de 2023, ultrapassando os 4,2 mil milhões de dólares
De acordo com o Worldwide Quarterly Security Appliance Tracker da International Data Corporation (IDC), a receita total do mercado de dispositivos de segurança a nível mundial registou um crescimento de 7,6% no segundo trimestre de 2023. Isto é equivalente a um aumento de mais de 4,2 mil milhões de dólares, mais 298 milhões em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Para além disto, as remessas de dispositivos de segurança cresceram 22% ano após ano, atingindo 1,1 milhão de unidades. Segundo a IDC, a combinação dos mercados de Gestão Unificada de Ameaças (UTM) e Firewall impulsionou o crescimento do mercado geral no segundo trimestre de 2023, verificando-se um aumento de receita de 9,7% comparativamente ao mesmo período em 2022. Enquanto o mercado de Sistemas de Prevenção de Intrusões (IPS) cresceu 2,3% ano após ano, tanto a Gestão de Conteúdo como as Redes Privadas Virtuais (VPN) registaram um declínio anual de um dígito no trimestre. “As restrições da cadeia de fornecimento que impactaram os mercados baseados em hardware continuam a melhorar e a IDC espera que o mercado de Security Appliance mantenha uma taxa saudável de crescimento nos próximos anos, à medida que as plataformas de segurança baseadas em hardware continuam a ser uma componente-chave na estratégia de investimento em cibersegurança de um cliente”, afirma Carlo Dávila, research manager, Enterprise Trackers da IDC. A nível regional, a região Europa, Médio Oriente e África (EMEA) apresentou um forte desempenho no segundo trimestre de 2023, com um aumento das receitas de 11,8% em comparação com o primeiro trimestre de 2022. Já o território americano cresceu 10,3%, apresentando resultados muito fortes no Canadá e na América Latina, com um crescimento superior a 20% no segundo trimestre. Os EUA, por sua vez, cresceram em 8,6%. A IDC indicou também as cinco principais empresas que registaram os resultados mais elevados a nível de receita de mercado, participação de mercado e crescimento no segundo trimestre deste ano. A Fortinet registou o maior crescimento neste período, com 20.3% em comparação ao ano passado, atingindo os 897 milhões de dólares. Seguem-se a Palo Alto Networks, com uma receita de 883 milhões de dólares e um crescimento de 11.1% comparativamente ao segundo trimestre de 2022, e a Cisco, que cresceu em 6.3% e contou com uma receita de 535 milhões. Já a Check Point chegou aos 315 milhões de dólares, com crescimento de 0.8%, enquanto a Huawei cresceu em 9.4% e registou uma receita de 144 milhões. |