2017-5-18

SECURITY

Mapa de Infeção do ransomware WannaCry

O novo mapa Check Point WannaCry Ransomware Infection Map analisou o ransomware WannaCry, que afetou grandes empresas de todo o mundo

Mapa de Infeção do ransomware WannaCry

Os analistas da Check Point analisaram esta campanha de ransomware desde que esta apareceu pela primeira vez. De acordo com o mapa de infeções, foram 34.300 as tentativas de infeção em 97 países. À data de hoje, a taxa de ataques é de um a cada três segundos, o que representa um ritmo mais lento que o original de há alguns dias, altura em que ocorria um ataque por segundo. O país que mais ameaças registou foi a Índia, seguida dos EUA e Rússia.

Maya Horowitz, investigadora de ameaças na Check Point, explica: "Embora estejamos a observar uma leve desaceleração, o WannaCry continua a espalhar-se de uma forma muito rápida, e agiu contra empresas de todo o mundo. Este ataque mostra o quão danoso pode ser o ransomware, e a velocidade com que é capaz de interromper serviços de importância vital".

A equipa de investigação e Inteligência de Ameaças da Check Point anunciou também recentemente o registo do domínio de um kill switch utilizado por uma nova variante do WannaCry.

Com esta ação, a empresa de cibersegurança conseguiu proteger milhares de possíveis vítimas deste perigoso ransomware. Os investigadores da Check Point consideram que é bastante improvável que os afetados recuperem os seus dados mesmo pagando o resgate. Até agora, as três contas de bitcoin associadas à campanha do WannaCry acumularam aproximadamente 77 mil dólares. Apesar disto, não foi reportado um único caso de alguém que tenha conseguido recuperar os ficheiros depois do pagamento.

A Check Point lançou em fevereiro passado uma solução Anti-Ransomware, que complementa a sua suite SandBlast Zero Day Protection para prevenir ameaças avançadas. A arquitetura Check Point Infinity está também preparada para prevenir ataques como o WannaCry.

Recomendado pelos leitores

SonicWall cresce 11% na Península Ibérica impulsionada por MSP e MSSP
SECURITY

SonicWall cresce 11% na Península Ibérica impulsionada por MSP e MSSP

LER MAIS

CrowdStrike anuncia Programa de Parceiros de Serviços
SECURITY

CrowdStrike anuncia Programa de Parceiros de Serviços

LER MAIS

Cato Networks lança controlos de segurança para IA generativa
SECURITY

Cato Networks lança controlos de segurança para IA generativa

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

IT CHANNEL Nº 116 ABRIL 2025

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.