2017-3-30

SECURITY

Kaspersky revela solução para infraestruturas industriais

De acordo com a Kaspersky, 92% dos dispositivos dos sistemas de controlo industrial externos disponíveis (ICS) utilizam protocolos de conexão à Internet abertos e inseguros. Desde 2010, o número de vulnerabilidades das componentes- ICS também aumentou 10 vezes, tornando-se um alvo dos cibercriminosos

Kaspersky revela solução para infraestruturas industriais

As redes de energia elétrica moderna são redes complexas, com automação integrada e controlo de funções. Contudo, uma vez que a comunicação é feita através de protocolos abertos, não existem funções internas e suficientes ao nível da cibersegurança para combater o crescente e sofisticado conjunto de ameaças de segurança que enfrentam. De acordo com o mais recente Inquérito Global de Informação de Segurança da Ernst & Young, cerca de 42% das empresas de energia e serviços elétricos admitem a sua falta de capacidade para detetar um ataque sofisticado.

O Kaspersky Industrial CyberSecurity for Energy (KICS) foi desenvolvido para ajudar empresas energéticas a estar em segurança em cada uma das camadas das suas infraestruturas industriais, sem que a continuidade operacional e a consistência dos processos tecnológicos sejam afetados. A solução da Kaspersky Lab protege os centros de controlo SCADA (Supervisão, Controlo e Aquisição de Dados) e cada nível dos sistemas de automação incluindo servidores, HMI, Gateways, estações de trabalho de Engenharia. O mesmo acontece com os equipamentos de automação secundários: Protection relays, Bay Controllers, Merging units, RTU e outros bus de subestações, de IED de processos e redes globais da infraestrutura.

“A automação do equipamento das energias elétricas, o controlo e a proteção já não são controlados por sistemas fechados e, como as coisas estão, detetar uma possível ameaça é extremamente difícil, tanto ao nível técnico como ao nível organizacional,” comenta Alfonso Ramírez, diretor-geral da Kaspersky Lab Iberia. “É por isso que as empresas energéticas precisam de reforçar as suas defesas para combater os crescentes e prevalentes ciberataques e evitar o cenário de perda completa de serviços e o impacto que isso teria nos cidadãos e na sociedade em geral”.

A solução oferece uma variedade de tecnologias avançadas com o objetivo de proteger os nodes industriais (incluindo Servidores, HMI, Gateways e estações de trabalho de Engenharia) e as redes da infraestrutura. Oferece ainda a monitorização da rede e a verificação da integridade devido à aplicação de um protocolo de inspeção (incluindo IEC 60870-5-104, IEC 61850, e outros standards e protocolos para as infraestruturas de energia elétrica).

Recomendado pelos leitores

Cisco adquire startup para melhorar segurança da Splunk
SECURITY

Cisco adquire startup para melhorar segurança da Splunk

LER MAIS

Comprometer software legítimo para ciberataques será mais recorrente
SECURITY

Comprometer software legítimo para ciberataques será mais recorrente

LER MAIS

Fortinet adquire Perception Point para reforçar segurança end-to-end
SECURITY

Fortinet adquire Perception Point para reforçar segurança end-to-end

LER MAIS

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

IT CHANNEL Nº 113 DEZEMBRO 2024

VER EDIÇÕES ANTERIORES

O nosso website usa cookies para garantir uma melhor experiência de utilização.