2017-12-26
Foi descoberta uma nova versão do principal malware do Fancy Bear, o Xagent, o que significa que o grupo continua muito ativo em 2017, e continuará assim em 2018.
A ESET tem monitorizado o Fancy Bear (também conhecido por Sednit ou APT28) – um dos mais notórios grupos de ciberespionagem do mundo. Ao longo da monitorização da atividade do grupo, a ESET confirmou que o principal objetivo do Fancy Bear é roubar informação confidencial de alvos específicos de alto perfil. Os alegados alvos durante os últimos anos incluem a rede televisiva francesa TV5Monde em abril de 2015, o parlamento alemão um mês depois e o Comité Nacional Democrático (DNC) americano em março de 2016. Ao visar certos indivíduos ou grupos, o Fancy Bear usa dois principais métodos de ataque para transmitir o seu software malicioso – tipicamente persuadindo alguém a abrir um anexo de e-mail ou redirecionando um indivíduo para um website que contém um exploit kit personalizado como resultado de um e-mail de phishing. “O Xagent é uma backdoor extremamente bem desenvolvida e, ao longo dos últimos anos, tornou-se no principal malware de espionagem da Sednit,” explica Alexis Dorais-Joncas, líder da equipa de segurança da ESET. “Com a sua capacidade de comunicar através de HTTP ou email, temos observado esta backdoor modular a ser usada extensivamente nas operações do grupo.”
A adição de novas funcionalidades e compatibilidade com as maiores plataformas – Windows, Linux, Android e iOS – fazem do Xagent a principal backdoor usada pelo Fancy Bear atualmente. |