2014-5-30

SECURITY

Google já oferece a possibilidade de “ser esquecido” na web

Para cumprir a decisão histórica do Tribunal Europeu sobre “o direito a ser esquecido”, a Google disponibilizou na última sexta-feira um formulário web para que os utilizadores europeus possam solicitar que os seus dados sejam removidos dos resultados de pesquisa.

Google já oferece a possibilidade de “ser esquecido” na web

O form application que permite a remoção de um link do Google foi disponibilizado hoje ( sexta-feira 30 de Maio)

Em entrevista ao “Financial Times”, Larry Page, CEO da Google, deu a conhecer a medida que concretiza a decisão do “Tribunal Europeu” sobre “o direito a ser esquecido” – um formulário online
que permite aos utilizadores submeterem um pedido de remoção dos links que consideram desactualizados ou danosos. “A sentença do Tribunal requer que a Google faça julgamentos que não são fáceis de concretizar sobre o direito individual de ser esquecido e o direito à informação por parte dos públicos. Iremos também trabalhar com as autoridades de protecção de dados e outras, à medida que esta decisão for implementada”, referiu.

A empresa pretende conseguir alcançar um equilíbrio entre o bloqueio de informação que possa ser prejudicial, sobre cidadãos anónimos, e a garantia da preservação de links com interesse sobre personalidades corruptas, pode ler-se na edição online do “Financial Times”. Page disse ainda que a Google “é uma grande empresa” e que “tem a capacidade de responder a este tipo de preocupações, de gastar dinheiro e de lidar com elas”. No entanto, salientou, “de uma forma geral, à medida que regulamentamos a Internet, deixaremos de ver o tipo de inovações que temos visto até ao momento”.

O “Financial Times” revela que, em duas semanas, desde que o Tribunal Europeu se pronunciou, que a Google tem recebido “alguns milhares” de pedidos por parte de utilizadores europeus que querem ver os seus dados apagados da web, o que leva a empresa a esperar uma “avalanche” de pedidos com a disponibilização do formulário. A maior parte parte provém de figuras públicas que pretendem remover informação pessoal embaraçosa do motor de busca, de acordo com o jornal.

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