2023-10-24
O crescimento dos níveis de ameaça motivou o aumento dos gastos mundiais com cibersegurança para 19 mil milhões de dólares no segundo trimestre de 2023
O investimento na cibersegurança tem vindo a tornar-se uma prioridade máxima para as organizações, à medida que os níveis de ameaça continuam a aumentar. No segundo trimestre de 2023, o mercado mundial de tecnologia de cibersegurança registou um crescimento de 11,6% em termos anuais, atingindo os 19 mil milhões de dólares, de acordo com a Canalys. Os 12 principais fornecedores foram responsáveis por quase metade destes gastos mundiais. A Palo Alto Networks liderou o mercado no segundo trimestre, com um crescimento de 25,4%, impulsionado pela procura SASE, SecOps e segurança em cloud, indica a Canalys. A Fortinet conquistou o segundo lugar, havendo capitalizado ganhos adicionais em segurança de rede, e cresceu 19% durante este período, o que representa uma desaceleração em comparação com os 26,2% registados no primeiro trimestre. Segundo os dados da Canalys, a Cisco foi responsável por 6,1% dos gastos totais, uma percentagem inferior aos 6,7% do ano passado. O negócio da empresa está em fase de transformação com uma nova liderança, lançamentos de novas plataformas e mais aquisições, como a sua intenção de adquirir a Splunk por 28 mil milhões de dólares. A CrowdStrike, a Check Point, a Okta e a Microsoft completaram a lista das sete principais empresas, afirma a Canalys. “Os níveis de ameaça atingiram níveis sem precedentes, com o número de ataques de ransomware relatados publicamente a aumentar em mais de 50% e os registos de dados violados a mais que duplicar nos primeiros oito meses deste ano. Nas taxas atuais, 2023 será o pior ano já registado, ultrapassando em muito os níveis de 2021, quando o ransomware ganhou destaque após uma série de eventos de alto perfil”, explica Matthew Ball, analista-chefe da Canalys. No segundo trimestre de 2023, os gastos totais com a tecnologia de cibersegurança através do Canal representaram 91,5%, um valor superior aos 90,5% no período homólogo de 2022. Mais do que nunca, os clientes precisam de Parceiros de Canal com experiência em cibersegurança para ajudar a construir resiliência cibernética, defende a Canalys. “Descobrir vulnerabilidades e estabelecer inventários de ativos, bem como categorizá-los com base no nível de risco, é fundamental para priorizar o investimento em proteção. Esta também é uma base importante para os Parceiros criarem planos de remediação para os clientes quando ocorrem ataques”, acrescenta Ball. “A oportunidade de serviços de cibersegurança para os Parceiros será maior do que a venda de tecnologia de cibersegurança este ano, com a previsão de crescimento de 13,2%, para 143,2 mil milhões de dólares, em 2023. Os serviços de segurança geridos e os serviços de integração serão as áreas de crescimento mais rápido”. A nível regional, os gastos com cibersegurança cresceram em 11,1% na região EMEA, 12,6% na América do Norte e 13,4% na América Latina. No entanto, a Canalys verificou um abrandamento das taxas de crescimento na Ásia-Pacífico (+8,8%), no contexto da redução de gastos pela parte das organizações. |