2015-7-03
Chamam-lhe o “Efeito Google”, a tendência de esquecer a informação por estarmos acostumados a procurar o que desejamos na internet. Os europeus são dos mais afetados por este fenómeno, de acordo com um novo estudo. Metade é capaz de recordar o telefone da casa em que vivia aos 10 anos, mas não o número actual dos seus filhos, escritório ou inclusive cônjuge
Esta tendência para não memorizar informação tem vindo a agravar-se à medida que recorremos cada vez mais aos dispositivos móveis para armazenar dados pessoais. Pelo é o que indica o mais recente estudo da Kaspersky Lab, que inquiriu seis mil utilizadores, maiores de 16 anos, em seis países europeus. Os dados extraídos do estudo sugerem que a nossa incapacidade de reter informação importante deve-se ao facto de estarmos cada vez mais a delegar a responsabilidade de memorizar nos dispositivos digitais, sobretudo nos smartphones. Pouco menos de metade (43%) dos consumidores mais jovens inquiridos (16 a 24 anos de idade) diz que o seu smartphone tem quase tudo o que necessitam saber ou recordar. |